Três toneladas de resíduos recolhidas

Em menos de uma semana, adesão da população ao projeto Destino Certo tem sido significativa. A ação tem como objetivo reciclar e dar a destinação correta a determinados resíduos

Por
· 2 min de leitura
Ponto de coleta permanece no subsolo do Bella Città Shopping até o dia 16 de julhoPonto de coleta permanece no subsolo do Bella Città Shopping até o dia 16 de julho
Ponto de coleta permanece no subsolo do Bella Città Shopping até o dia 16 de julho
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Papéis, pilhas, lâmpadas, vidros, latas, eletroeletrônicos e plásticos. Itens que fazem parte do dia-a-dia da população, mas que podem se tornar um problema ao planeta quando descartados incorretamente.  Com a finalidade de recolher esses resíduos e fazer o descarte inteligente, o projeto Destino Certo teve início na última sexta-feira, no estacionamento subsolo do Bella Cittá Shopping. Em menos de uma semana, cerca de três toneladas de resíduos já foram recolhidos.

Seguindo também a ideia do projeto “4 Rs” – reeducar, reduzir, reutilizar e reciclar – , o ponto de coleta feito para receber os resíduos foi montado com materiais reciclados e reutilizados, como um sofá confeccionado com palets, mesa feita a partir de portas de elevadores e tapetes reutilizados. De acordo com a assessora de comunicação do Shopping, Rafaela Branco, a resposta imediata da comunidade foi tão positiva que a equipe ficou surpresa. “Em menos de uma semana, coletamos três toneladas de resíduos. Não esperávamos uma adesão tão forte. As pessoas estão realmente interessadas em fazer o descarte correto”.

O espaço de coleta tem se tornado até mesmo pequeno para tamanha quantidade e, por isso, os itens são retirados do local diariamente e encaminhados às empresas Cetric, Repasso e Recycle, parceiras do projeto e responsáveis pela destinação correta de tudo aquilo que é descartado. A ação é promovida pelo Bella Città Shopping e o Sistema Fecomércio e vai até o dia 16 de julho. Os interessados podem fazer o descarte dos resíduos de segunda a sábado das 10h às 22h.

Óleo de cozinha

Não são apenas os resíduos sólidos que merecem atenção. Grande parte da população ainda não sabe o que fazer com o óleo de cozinha usado. Despejar na pia da cozinha ou diretamente nas bocas de lobo não é a solução. O produto precisa ser dispensando da maneira correta, evitando assim que vire mais um agente de poluição – e, quem sabe, sirva para outros fins após ser reaproveitada.

Por isso, a Secretaria de Meio Ambiente (SMAM) da Prefeitura de Passo Fundo está realizando uma campanha para o descarte adequado do óleo de cozinha usado. A iniciativa foi colocada em prática no início deste mês, em 13 postos de coleta que recebem o material até o dia 5 de julho. Depois desse período, todo o óleo arrecadado será doado para a Associação Amigos do Meio Ambiente (AMMA) que vai usar o produto como matéria-prima para a produção de sabão.

De acordo com dados da SMAM, o consumo médio de óleo no país é de 15 litros por brasileiro/ano. Quando o óleo é despejado na pia e cai na rede de esgoto doméstica, boa parte dele gruda nas paredes das tubulações e absorve restos de alimentos. Como consequência, sistemas de encanamento e caixas de gordura ficam entupidos e isso pode estimular o aparecimento de baratas e ratos. Outro fator importante é que as estações de tratamento de água e esgoto não estão preparadas para receber grandes volumes de óleos despejados diariamente pelas residências. Um litro de óleo de fritura, por exemplo, pode contaminar até 25 mil litros de água.

Locais de coleta

No período de 5 de junho a 5 de julho, o óleo de cozinha pode ser levado para descarte nos seguintes locais: Centro de Convivência da Universidade de Passo Fundo, Atacarejo Compre Bem, Supermercado Marcolan, Secretaria do Meio Ambiente, COAMA, Comercial Zaffari Bella Città, Comercial Zaffari Avenida Brasil, Comercial Zaffari São Cristóvão, Comercial Zaffari Coronel Pelegrini, Comercial Zaffari Vergueiro, Stok Center Petrópolis, Boqueirão e Centro.

Gostou? Compartilhe