No mês em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente - celebrado no dia 6 de junho - o Projeto Rio Passo Fundo: patrimônio paisagístico, natural, ambiental, histórico-cultural, econômico e político – realizado pelo Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS) com o apoio do Museu Histórico Regional (MHR) e o Museu Zoobotânico Augusto Ruschi (Muzar), ligados à Universidade de Passo Fundo - dá mais um passo em sua estruturação: na próxima sexta-feira, 30, será realizado, no Parque Banhado da Vergueiro, o lançamento do Edital de Mapeamento de Potenciais Informativos. Também, durante a solenidade, será feita a assinatura da Carta de Apoio entre as entidades envolvidas no Projeto que é resultado de um convênio entre a FUPF a Caixa Federal que garante o patrocínio de R$ 300 mil – provenientes do Programa CAIXA de Apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro 2017-2018 - e será aplicado em exposições, expedições e na construção de um banco de dados que, integrados, permitirão que a comunidade tenha acesso e conhecimento sobre todas as informações que compreendem a Bacia Hidrográfica do Rio Passo Fundo.
A partir de muitas mãos
A proposta do Projeto Rio Passo Fundo é que o edital chegue aos 30 municípios que fazem parte da Bacia Hidrográfica do Rio Passo Fundo e, assim, comunidade, universidades, entidades e organizações possam se mobilizar em torno da identificação e recolhimento de materiais físicos ligados à história do Rio Passo Fundo - fotos, filmagens registros jornalísticos, desenhos, teses, artigos, resumos, livros - e, também, na identificação de registros orais - histórias, lendas, mitos, entrevistas - que remetam ao processo de desenvolvimento do Rio. As informações recolhidas até 31 de outubro de 2017 - prazo máximo definido pelo edital - irão nortear a construção das exposições que serão abertas para visitação em 2018.
Para participar, é preciso seguir três passos: entrar em contato com os Museus pelo e-mail [email protected]; preencher a ficha de inscrição e assinar a Declaração de Uso, e, por fim, transferir o material de acordo com as informações da Declaração de Uso. É válido lembrar que a doação do material é opcional e tudo o que for recebido será utilizado de acordo com as políticas arquivistas e museológicas.
Apoio
Além do lançamento do edital, uma Carta de Apoio entre as entidades envolvidas no desenvolvimento do Projeto será assinada com o objetivo de formalizar o compromisso e a troca de informações entre as entidades. Assinarão a carta a Prefeitura Municipal de Passo Fundo, o Comitê Rio Passo Fundo, a Agenda 21, o Batalhão Ambiental, o Grupo Ecológico Sentinela dos Pampas e o Projeto Navegar, entre outros.
Serviço
Lançamento de Edital de Mapeamento de Potenciais Informativos e Assinatura da Carta de Apoio | Projeto Rio Passo Fundo
30 de junho | 10h | Parque Banhado da Vergueiro