Com a interdição da Escola Municipal de Ensino Infantil Margarida, no bairro José Alexandre Zachia, os 74 alunos do educandário foram transferidos para a instituição Leão XIII e escola Guaraci Barroso Marinho, ambas no mesmo bairro. No início da manhã de ontem, pais e familiares dos alunos realizaram um protesto em frente à escola. Com faixas e cartazes, eles denunciavam a falta de segurança do prédio.
Segundo uma funcionária, que pediu para não se identificar, problemas no telhado impedem a utilização de algumas salas em dias de chuva. “A água entra direto pelo teto e também infiltra pelas paredes” comenta. Um problema que, segundo ela, já se arrasta há pelo menos quatro anos, mas que se agravou em razão dos últimos dois temporais no início de junho.
O secretário de Educação Edmilson Brandão, disse ter participado de uma reunião, na semana retrasada, com pais e familiares dos alunos para tratar sobre o assunto. No encontro, segundo ele, a decisão da maioria foi pela interdição do educandário. “Já eram para ter saído, conforme havíamos acertado nesta reunião. Fiquei surpreso quando soube hoje que ainda havia duas turmas lá. Além do telhado danificado, há problemas numa fossa, impedindo a utilização do banheiro. Por estas razões decidimos pela interdição” afirmou.
Ainda segundo o secretário, já existe um projeto de reforma e também de ampliação da EMEI Margarida, que deve ser submetido ao processo licitatório em agosto. A intenção é dobrar o número de vagas da escola.
Adaptação
Para evitar o deslocamento das crianças para outros bairros, a solução foi improvisar espaços adequados nas duas instituições. Na Leão XIII, a direção cedeu a sala onde os professores se reuniam, para os alunos do maternal 1 e 2. Na sala de vídeos vai funcionar o berçário. “A SME procurou a direção da Leão XIII que se prontificou em auxiliar a comunidade” disse a diretora Kátia Cordeiro Gonçalves.
Na escola municipal Guaraci Barroso Marinho, a direção cedeu a sala de projetos dos alunos. O local vai abrigar duas turmas do pré II. Na tarde de ontem, funcionários da prefeitura realizaram a transferência de parte da mobília e material pedagógico para as duas entidades. As aulas devem ser retomadas normalmente a partir de hoje.