A Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo realizou intercâmbio com as comunidades quilombolas de Arvinha e Mormaça pertencentes ao município de Sertão. A atividade aconteceu em Passo Fundo, reunindo 53 pessoas. Ocorreu visitação ao horto medicinal, Pastoral da Saúde e Cáritas do Santuário Nossa Senhora Aparecida, ao Centro de Tecnologia Alternativas e Populares, à sede da Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo e à Pastoral da Saúde da Paróquia Santo Antônio.
O principal objetivo foi a troca do saber popular em relação às plantas medicinais e aromáticas. Segundo a remanescente do quilombo da Arvinha, Celita Meira, “a Cáritas possibilitou às nossas comunidades um dia lindo de aprendizado e de alegria. A gente conheceu muitas coisas, que podemos fazer em casa e na comunidade”. O intercâmbio alegrou as participantes e aproximou cada vez mais a Cáritas da vida das comunidades quilombolas e as comunidades da vida da Cáritas.
Intercalado com as visitas aconteceram oficinas de alimentação saudável e o uso de erva medicinal, proporcionando aprendizados diversos, além da troca de mudas, sementes e receitas. “Estou levando essas mudas, quero plantar e distribuir pras amigas que não puderam dessa vez participar”, relata a jovem Bruna de Oliveira, do quilombo da Mormaça. A Cáritas de Passo Fundo está desenvolvendo oficinas, intercâmbios e seminários temáticos com as comunidades quilombolas, em parceria com a Cáritas Paroquial e Emater de Sertão, Pastoral da Saúde da Arquidiocese e contando com o apoio da Adveniat.