Após nove meses de interdição na única esteira de triagem da Cooperativa de Recicladores do Parque Bela Vista (Recibela), os recicladores puderam finalmente retomar a rotina de trabalho no início deste mês. Agora, a cooperativa espera fechar um contrato com a Prefeitura de Passo Fundo, a fim de assumir totalmente a triagem dos resíduos sólidos produzidos diariamente pela população do município.
Após meses de negociações, a situação deve finalmente ter um desfecho nesta segunda-feira (3), quando a prefeitura irá anunciar em reunião se o contrato de fato será fechado. Além disso, a reunião servirá para esclarecer alguns detalhes da parceria que ainda não foram confirmados e sobre os quais a prefeitura não quis se pronunciar antes de uma resposta final – como, por exemplo, a questão de valores. Até o momento, a Recibela é mantida pela Companhia de Desenvolvimento de Passo Fundo (Codepas), que é responsável por administrar todo o serviço do local. Caso o contrato com o município seja fechado, a Codepas deixará de exercer qualquer poder sobre a Recibela e será o poder público o responsável por contribuir mensalmente com a coooperativa, arcando com os custos e a manutenção do local.
Segundo o coordenador da Recibela, Nelson Ramos, a expectativa é de um desfecho positivo na segunda-feira. Hoje, a Recibela conta com 19 trabalhadores para que a triagem dos resíduos seja feita. Com o contrato, este número deve subir para 50. Além da questão financeira, o coordenador acredita que a parceria traz outros fatores positivos, como a autonomia sonhada pelos cooperados há anos. “Se for fechado o contrato, a gente não vai mais precisar depender de uma terceira pessoa, não ficaremos dependentes da Codepas. Ficará tudo a cargo da Recibela, nós teremos condições de administrar e consertar por conta própria caso algo quebre, por exemplo. Queremos também comprar mais uma esteira, para agilizar o trabalho”.