Vereador sugere programa de conscientização da separação do lixo

Por
· 1 min de leitura
Vereador Aristeu Dala LanaVereador Aristeu Dala Lana
Vereador Aristeu Dala Lana
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Pequenas ações diárias podem fazer grande diferença quando se trata da preservação ambiental. A separação do lixo consiste numa das mais importantes, cuja principal vantagem é o reaproveitamento de materiais que seriam depositados na natureza e demorariam anos para se decompor. Uma Indicação, de autoria do vereador Aristeu Dalla Lana (PTB), tem como objetivo promover a conscientização acerca da separação do lixo doméstico através da criação de um programa, capaz de atingir a comunidade e os profissionais que atuam no recolhimento, transporte e destinação dos resíduos.

O programa foi planejado com algumas diretrizes, que começam na distribuição de sacolas plásticas nos supermercados. Conforme o vereador, a partir de uma parceria entre o comércio, sacolas com cores diferentes poderão ser fornecidas à população, o que facilitará a separação do lixo em casa. A Secretaria de Meio Ambiente ficaria responsável pela orientação sobre o uso e as vantagens dessa ação, podendo contar com o apoio de outras pastas.

Quanto ao recolhimento, Dalla Lana sugere que, nas próximas renovações de contrato com empresas que prestam o serviço, haja o requisito de que os caminhões sejam adaptados. “Em contato com empresas de recolhimento do lixo, elas afirmam ser possível a adequação de gavetas nos caminhões, o que dará aos garis, já no primeiro contato com os lixos, a possibilidade de separação nas próprias gavetas”, destaca.

Essa união impactaria nas atividades feitas no aterro sanitário. Como os resíduos chegariam separados, os trabalhadores poderiam retirar do que seria depositado na natureza os resíduos recicláveis e reutilizáveis, o que, além de contribuir com a cadeia produtiva da reciclagem, fomenta a geração de renda a muitas famílias.

A proposição segue em tramitação nas comissões permanentes da Casa para avaliação. O vereador destaca a importância do programa para o município. “Estamos dando nossa parcela de ajuda para que o Poder Público, de forma educativa, use de atribuições legais e promova a conscientização da nossa população sobre a importância de começar a separar o lixo dentro de casa.  Desta forma, auxiliando cooperativas de recicladores na reutilização do lixo reciclável e o descarte do lixo orgânico de forma consciente, evitando a poluição do solo e dos mananciais de água”, afirma.

Gostou? Compartilhe