A Prefeitura de Passo Fundo formalizou, nessa terça-feira (11), contrato para uso de todas as unidades de saúde como potenciais locais de ensino e, também, para capacitação dos servidores públicos em uma lógica de educação permanente. O Contrato Organizativo de Ação Pública Ensino-Saúde (COAPES) servirá para fortalecimento da integração com as seguintes entidades: FASURGS, IMED, Universidade de Passo Fundo (UPF), Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), Hospital da Cidade e Hospital São Vicente de Paulo, além da comunidade no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) em Passo Fundo.
Para o prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, o COAPES, que vem sendo discutido desde novembro de 2015, é fruto de um processo de amadurecimento de todas as entidades envolvidas. “Com certeza, esta ação conjunta fortalece a rede de saúde pública, atendendo com mais qualidade a comunidade e a formação dos alunos que trabalharão na área de saúde de Passo fundo e região”, disse.
O COAPES avança na preparação do futuro da educação em saúde no município, gerando novas expansões tanto de cursos de graduação quanto pós graduações, que serão condicionadas a este reconhecimento que a Prefeitura tem das instituições.
Para a vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários da UPF, Bernadete Dalmolin, o acordo fortalece a atenção à saúde básica e beneficia a comunidade. O diretor da Faculdade Meridional, IMED, Eduardo Capellari, destacou que poucas cidades do país têm a estrutura de ensino em saúde de tamanha excelência em um mesmo espaço. “Esse é um ganho para a cidade, comunidade e profissionais”, ressaltou.
O Diretor da FASURGS, Celso Rigo, considerou um marco histórico a celebração do COAPES. “Estamos todos juntos, com o mesmo foco, trabalhando com o objetivo único do bem comum da nossa comunidade”, disse. O Reitor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Jaime Giolo, parabenizou a visão da Prefeitura pelo trabalho, especialmente voltado à saúde no município, e destacou as ações que a administração municipal realiza na área.