Em busca da desinterdição do prédio do Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS) e do Museu Histórico Regional (MHR) através de ações de prevenção e segurança, a Prefeitura de Passo Fundo protocolou nos Bombeiros a documentação que solicita alvará provisório do espaço. Após diversas vistorias e o desenvolvimento do projeto de substituição da rede elétrica, a equipe técnica do município concluiu pela segurança do prédio, como conta a secretária de Planejamento, Ana Paula Wickert. “Pedimos a desinterdição da parte do térreo. Se conseguirmos o alvará provisório vamos encaminhar ao judiciário para que isso seja feito. A parte elétrica do pavimento do segundo piso seguirá desligada por ser a fiação mais antiga. Também não serão ligados equipamentos que roubam muita energia, como ar-condicionado e estufas”, explicou ela.
O projeto de troca da rede elétrica está concluído e falta ser aprovado pela Universidade de Passo Fundo (UPF), devido à necessidade de iluminação museal. A UPF, através de convênio com o município, administra os museus.
As edificações dos prédios, até 2013, não possuíam Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCI). Sendo assim, a Prefeitura começou a executar o plano em todos os locais. “Em 2016 encaminhamos os projetos aos Bombeiros, que apontaram correções e nos deram prazos para fazer”, disse Ana Paula. Ainda, ela ressalta que, de acordo com os apontamentos, constava o laudo elétrico do prédio dos museus. “Lá já instalamos extintores de incêndio, placas de saída de emergência e sinalização completa, além de realizar treinamento com a equipe. Seguimos fazendo os ajustes e por isso já temos o projeto de substituição da rede elétrica concluído”, finalizou.