Através da montagem fictícia de um mercadinho e de um leilão, as turmas de 4º ano do Colégio Marista Conceição, aprenderam sobre os elementos que integram o sistema monetário brasileiro. Dinheiro, moedas, talão de cheque e recibos - tudo de mentirinha, foram utilizados para ensinar as crianças, que têm entre 9 e 11 anos, a entenderem sobre a troca de dinheiro (real e centavos), uso de recibo, estrutura do cheque e sua função, ordem de grandeza e comparação de numerais.
Para tornar mais real, as crianças trouxeram de casa embalagens vazias de produtos que existem em mercados, e, para vivenciarem a experiência, os estudantes atuaram como atendentes de caixas ou clientes, utilizando cálculo mental, escrito e por aproximação, para calcularem o total do valor de compras e de troco. “Nesta experiência, houve interação entre as operações matemáticas e o sistema monetário junto a uma prática significativa no cotidiano das famílias, que é fazer compras e lidar com o dinheiro, ” ressalta a professora Fabrícia Wurdig da Silva.
Além de aprenderem sobre o uso de dinheiro e sua evolução histórica, a educadora Mariana de Paula explica que a proposta do trabalho surgiu da necessidade de aprender sobre práticas de compras a realidade financeira das famílias. “As crianças aprofundaram seus conhecimentos sobre a origem do dinheiro aprendendo sobre a prática do escambo (troca de mercadorias sem uso de moeda) e evoluíram historicamente até o cartão como forma de pagamento. Descobrimos também que, na turma 142, por exemplo, o cartão de crédito e débito é a forma mais utilizada de pagamento pelas famílias, ” declara.