A Central Única de Favelas (CUFA) iniciará seu trabalho em Passo Fundo no próximo mês. O primeiro projeto da organização será o “Central Zachia”, que vai desenvolver oficinas, cursos, formação técnica, cultura, lazer e esporte aos moradores do bairro. O lançamento oficial será na manhã do dia 14 de agosto, na Escola Guaracy Barroso Marinho. No dia, serão levadas, à escola, atividades de teatro, circo, dança, skate, taekwondo, basquete, grafite e outras apresentações musicais. O evento contará com a presença do coordenador da CUFA Frederico Westphalen, Junior Torres, do diretor do Departamento Estadual de Políticas para Juventude, Ricardo Bassi, entre outras lideranças.
Algumas atividades ocorrerão semanalmente em parceria com a escola, que são as de skate, teatro e basquete. De acordo com um dos coordenadores da CUFA Passo Fundo, Guilherme Barreto, a organização está fechando parceria com a Secretaria de Meio Ambiente para oferecer uma oficina de hortifruti. “Queremos criar, na escola e nas quatro ocupações do bairro, hortas comunitárias que serão dirigidas por mulheres que não trabalham fora do lar e que têm esse tempo ocioso. Elas podem se profissionalizar no setor e mais a frente gerar uma renda extra para sua família com a venda da produção”, explica o coordenador.
Outras ações dependerão de parcerias voluntárias. O Central Zachia servirá de base para as ações da CUFA Passo Fundo. “O bairro foi escolhido justamente por se encaixar na ideologia da entidade, que é empoderar comunidades e cidadãos, centralizar a periferia levando oportunidades a pessoas que moram longe da área central da cidade e com isso ficam excluídas de cultura, lazer e profissionalização”, pontua Barreto.
Sobre a CUFA Passo Fundo
A Central Única das Favelas é uma organização brasileira reconhecida nacional e internacionalmente nos âmbitos político, social, esportivo e cultural que existe há 20 anos. A ideia de fundar uma filial em Passo Fundo veio com o convite do coordenador da organização em Frederico Westphalen, Junior Torres. Então, há cerca de um ano e meio, os coordenadores vem buscando parceiros para iniciar as atividades. O Central Zachia é fruto de um planejamento a longo prazo da organização. Os últimos detalhes foram definidos em reunião no dia 25 de julho, quando os coordenadores da CUFA Passo Fundo, Guilherme Barreto, Marcelo Godoy e João Pedro de Oliveira, foram recebidos, na Escola Guaracy Barroso Marinho, por lideranças comunitárias do bairro José Alexandre Zachia.
A CUFA Passo fundo busca parcerias de empresas interessadas em conhecer o trabalho desenvolvido e que estejam dispostas a ajudar, por meio de leis de incentivo vinculadas aos projetos.