Eleitores de Passo Fundo podem votar nas escolas municipais

Ao total são 38 pontos de votação fixa nas 36 escolas do Município, na Câmara de Vereadores e na prefeitura

Por
· 3 min de leitura
A instalação de pontos de votação foi uma maneira de incentivar os eleitores a votar na Consulta PopularA instalação de pontos de votação foi uma maneira de incentivar os eleitores a votar na Consulta Popular
A instalação de pontos de votação foi uma maneira de incentivar os eleitores a votar na Consulta Popular
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Mais de 2,6 mil eleitores do Corede Produção votaram na Consulta Popular 2017/2018 nesta terça-feira (1ª), conforme apuração parcial até as 16h. O número representa 1% do total de votantes na região. Neste primeiro dia, além da votação pela internet e pelo aplicativo, foram disponibilizados dois pontos fixos de votação em Passo Fundo: um na Câmara de Vereadores e outro na Prefeitura. A partir desta quarta-feira (2), serão ofertados mais 36 pontos de votação, em todas as escolas municipais de Passo Fundo. A votação vai até quinta-feira (3).

A iniciativa de colocar os pontos foi uma maneira de estimular as pessoas a votarem nas demandas para Consulta Popular, de acordo com o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude), Luiz Valendorf. Ao votar, o eleitor, além de ajudar a decidir quais são as prioridades, aumenta a possibilidade do municípios ser agraciado com o recurso. Conforme Valendorf, para receber o dinheiro, Passo Fundo precisa ter mais de 2.134 votos.

Sem estes 2,1 mil votos, o município não está apto a receber o recurso disponibilizado ao Corede Produção. Além disso, é preciso que a demanda seja a mais votada. Neste ano, o Comude está solicitando que os eleitores optem pelas demandas 1 e 3, que são, respectivamente, o Videomonitoramento e a Internet Para Todos. “Se a pessoa entrar no programa da Consulta Popular, ela não é obrigada a votar nestes projetos. São seis demandas, mas nós estamos pedindo que a população vote ou na Internet Para Todos ou no Videomonitoramento. A escolha de apoiar estas duas demandas foi uma decisão coletiva na reunião com os prefeitos da Ampla e os Comudes”, afirma o presidente. 

O Corede Produção receberá pouco mais de 1,8 milhões para o próximo ano. O dinheiro será repartido entre as duas opções mais votadas. Segundo Luiz Valendorf, foi definido, em reunião entre os prefeitos da Associação dos Municípios do Planalto (Ampla) e os Comudes dos municípios da região, que o valor seria repartido em 50% para cada programa.

“É muito importante que as pessoas votem. Eu sei que está muito difícil acreditar nos governos, e que a Consulta Popular tem seus problemas - que o pessoal comenta que o recurso não veio -, mas eu disse em uma reunião que lá na frente nós temos que ter a tranquilidade de dizer que participamos. Nós estávamos dentro na discussão. É por isso que a comunidade de Passo Fundo tem que ter consciência de ir votar nesses dias para nós juntos trazermos esse recurso da Consulta Popular a nossa cidade”, explica o presidente do Comude de Passo Fundo.

Sobre a Consulta Popular

Anualmente o governo do estado fixa o valor submetido à deliberação da população. Este valor é distribuído entre as 28 regiões do estado, de acordo com critérios como a população de cada região e o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (IDESE). Para 2018, serão destinados R$ 60 milhões, para serem divididos entre todas as regiões.

A votação

Estão habilitados a votar apenas os eleitores com domicílio eleitoral no Rio Grande do Sul, que podem votar em apenas um dos Programas ou Ações constantes da cédula de votação de sua região do Corede. Na votação online e nos pontos de votação, é necessário o número do título de eleitor. Caso não o tenha, o ambiente de votação na internet vai permitir pesquisa diretamente no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Como votar

- Pelo site da Consulta Popular: www.consultapopular.rs.gov.br;-

- Presencialmente, por aplicativo disponível a representantes dos Coredes e dos Comudes;

- Via SMS para o número 29000 com a palavra RSVOTO 'hashtag' (Nº do título de eleitor) 'hashtag' (Nº do programa, de 1 a 10); incluindo o 'hashtag' como separador das informações.

Cédula

Quem votar, deverá escolher apenas um dos temas a seguir:

1 – Segurança Pública: videomonitoramento regional

2 – Educação: cultura da paz na escola

3 – Desenvolvimento Rural: internet para todos, saneamento básico, acesso a fontes de energias renováveis e melhorias da qualidade da rede de energia elétrica

4- Saúde: hospital público regional

5 – Desenvolvimento Rural: melhoramento dos rebanhos, abatedor regional de peixes

6 – Agricultura: qualificação da pastagem

Gostou? Compartilhe