Mais de 200 mil eleitores já votaram na Consulta Popular 2017-2018

Por
· 1 min de leitura
A votação pode ser pelo site, na internet, e por sms, via smartphoneA votação pode ser pelo site, na internet, e por sms, via smartphone
A votação pode ser pelo site, na internet, e por sms, via smartphone
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Até o início da tarde desta quarta-feira (2), segundo dia de votação, mais de 200 mil gaúchos já escolheram suas prioridades na Consulta Papular 2017-2018. A votação, que pode ser pelo site, na internet, e por sms, via smartphone, termina nesta quinta-feira (3). Para votar é necessário o número do título de eleitor. Caso não o tenha à mão, o ambiente de votação na internet permitirá pesquisa diretamente no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

As assembleias públicas sobre a Consulta Popular, iniciadas em 9 de maio, mobilizaram 22.847 pessoas. Organizadas em quatro níveis (municipal, microrregional, regional e ampliada), foram abertas à população e contaram com a mobilização dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes) e dos Conselhos Municipais de Desenvolvimento (Comudes).

As reuniões ocorreram em mais de 220 cidades e, destes encontros, foram definidos entre 6 a 10 programas, para constarem na cédula de cada uma das 28 regiões do estado. O eleitor escolherá um desses programas e entre três a cinco dos mais votados serão eleitos por região.

Como votar

- Pelo site da Consulta Popular: www.consultapopular.rs.gov.br

- Presencialmente, por meio de um aplicativo disponibilizado para representantes dos Coredes e dos Comudes;

- Via SMS para o número 29000 com a palavra RSVOTO(Nº do título de eleitor)(Nº do programa, de 1 a 10);  inclui o como separador das informações.

A Consulta Popular

Instituída em 1998, a Consulta Popular é um instrumento de participação da sociedade, que define diretamente parte dos investimentos que constarão no Orçamento do Estado. Anualmente, o governo do Estado fixa o valor que será submetido à deliberação da população. Este valor é distribuído entre as 28 regiões do estado, de acordo com critérios, como a população de cada região e o Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese).

Fonte: Governo do Estado

Gostou? Compartilhe