A segunda etapa da edição de 2017 da campanha Trote Solidário, iniciativa do Núcleo Acadêmico do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (NAS-SIMERS), terá início nesta semana no Estado. Serão envolvidos estudantes de 10 cursos de Medicina de sete cidades gaúchas. A abertura ocorre nesta sexta (4) e sábado (5) em Canoas, Caixas do Sul e Passo Fundo. As atividades do Trote Solidário envolvem um dia de doação de sangue e outro de arrecadação de alimentos não perecíveis em supermercados.Nos dias 18 e 19 de agosto o Trote será realizado em Santa Maria e Lajeado. Nos dias 1º e 2 de setembro as atividades acontecerão em Porto Alegre e nos dias 22 e 23 de setembro em Pelotas.
Na primeira etapa desta edição, realizada em março e abril, o projeto contabilizou 518 doadores de sangue e arrecadou 20,6 toneladas de alimentos não perecíveis. Em 2016, o Trote Solidário totalizou 832 bolsas de sangue, que beneficiaram mais de 3,3 mil pessoas (cada doação de sangue pode salvar até quatro vidas) e arrecadou 34,6 toneladas de alimentos não perecíveis, que foram encaminhados ao Banco de Alimentos do RS.
Promovida desde 2008, a ação do NAS-SIMERS é uma parceria com turmas de veteranos das faculdades de Medicina e se tornou a maior iniciativa de recepção aos alunos que recém ingressaram em universidades. O projeto venceu, em 2013, o prêmio TOP Ser Humano RS, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RS). Em 2014, o Trote Solidário arrematou o TOP Ser Humano Nacional, da ABRH Brasil.