Os trabalhadores da Italac - Indústria de Laticínios devem decidir na tarde de hoje (3) se irão decretar greve ou aceitar a proposta da empresa de reposição salarial. Nesta quarta-feira (2), o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação (STIA) foi a Porto Alegre negociar com a empresa e expor as reivindicações dos funcionários. Na ocasião, de acordo com o presidente do sindicato, Miguel dos Santos, a empresa se comprometeu a entregar uma proposta à categoria na manhã desta quinta.
Em pauta desde março, a reunião de ontem foi a quarta tentativa de acordo. Os trabalhadores pedem um aumento de 6.35%. Além da reposição salarial, eles solicitam que a Italac disponibilize o vale transporte gratuito, a correção do vale alimentação por assiduidade, dos atuais R$ 155 para R$ 200 e o pagamento do 31º dia do mês. Ainda, é requerido que a empresa conceda dispensa remunerada, mediante comprovação, às mulheres que forem realizar exames de mama e do colo de útero.
Caso Bunge
O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação (STIA) também se reuniu com a classe patronal da Bunge Alimentos, na tarde de ontem (2), em Porto Alegre. Segundo Miguel dos Santos, a empresa não apresentou proposta e um nova reunião foi agendada. A proposta de reajuste salarial é a mesma para ambas empresas. Não há possibilidade de greve com os trabalhadores da Bunge até a próxima reunião.