Há menos de uma semana para o Dia dos Pais, celebrado neste domingo (13), é possível notar aumento no movimento de consumidores na região central de Passo Fundo. Os olhos curiosos daqueles que estão em busca do presente perfeito para a data são atraídos com frequência pelas vitrines chamativas e cartazes que anunciam descontos tentadores. Não há uma campanha específica para a data por parte da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) do município, mas os lojistas têm planejado por conta própria artifícios que atraiam clientes.
Segundo o presidente da CDL, Adriano Sonda, a expectativa é positiva. Espera-se um crescimento acima de 3% nas vendas relativas à data. Uma pesquisa realizada pela CDL de Porto Alegre apontou um dado bem diferente: considerando a intenção de compra, cada consumidor deve gastar 8,3% a menos na aquisição de cada presente, em relação ao ano passado. Isso representa, em média, um gasto de R$ 125 por ticket. “Se for assim, diminuiria a venda, mas como sou otimista, a minha expectativa para Passo Fundo é que as pessoas gastem menos em um presente, mas deem mais do que um”. Outro ponto relevante para o otimismo da instituição é o fato de o Dia dos Pais ser a primeira data comemorativa do segundo semestre. “Segundo alguns economistas, este segundo semestre deve ser de resultados positivos na economia, então temos boas expectativas”, explica Sonda.
Tradicionalmente, os produtos mais procurados na hora de presentar os pais continuam sendo calçados e confecções, mas os lojistas de Passo Fundo também têm sido surpreendidos de maneira positiva pelo interesse crescente na área de perfumaria. “Os homens estão mais vaidosos, se interessando mais por produtos de beleza, então a gente percebe um aumento nas vendas de produtos como cremes de barbear, perfume e afins”, ressalta o presidente. Há ainda uma procura significativa por livros, óculos e relógios.
LiquidaPasso
A 21ª edição da LiquidaPasso se despediu deixando ares otimistas nos mais de 500 comerciantes que participaram da campanha. No sábado (5), último dia do LiquidaPasso, quem passou pelo Centro de Passo Fundo pode ter se surpreendido com tamanho movimento, já que muitas pessoas aproveitaram os descontos de até 50% para adiantar a compra do presente para o Dia dos Pais ou para presentar a si mesmo. “Ainda não temos um balanço das vendas, mas a LiquidaPasso foi uma campanha muito bonita. Claro que depende muito do lojista. Alguns tiveram resultados muito bons, enquanto em outros as vendas foram mais baixas. Eu sempre digo que não depende da mídia, depende muito da organização de cada empresário”, declara Sonda. Ainda de acordo com o presidente, algumas lojas vêm liquidando a mercadoria desde o começo de julho, um ponto que influencia no resultado da campanha. “Muita gente já comprou roupas de inverno quando fez aquele frio muito intenso e aproveitou as promoções anteriores, então essas pessoas não compraram itens de inverno novamente. As vendas têm sido mais distribuídas, o que é bom. Outra coisa que notamos, ao visitar as lojas, é que muitos lojistas têm pouca mercadoria sobrando do inverno, o que eles liquidam são 30 ou 50 peças que sobraram do estoque”.