Cultura passo-fundense na capital gaúcha

Como parte da ?EURoeSemana de Passo Fundo em Porto Alegre?EUR?, pré-lançamento da 31ª edição da Feira do Livro de Passo Fundo aconteceu na Casa de Cultura Mário Quintana

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Dentro das paredes cor-de-rosa da Casa de Cultura Mário Quintana, como o próprio nome indica, a cultura encontra seu lar. No fim da tarde de terça-feira (15), enquanto o céu azul de Porto Alegre ganhava tons semelhantes ao da Casa, a Feira do Livro de Passo Fundo também encontrou morada no local, mesmo que apenas por alguns dias.

É que neste ano, em comemoração aos 160 anos de Passo Fundo e como parte da “Semana de Passo Fundo em Porto Alegre”, a 31ª Feira do Livro teve pré-lançamento especial, realizado na capital do Estado. É a primeira vez que o município leva a Porto Alegre um pouco da cultura que circula pela Capital Nacional da Literatura, por meio de um evento do gênero. “Além de comemorar o aniversário, realizar o pré-lançamento fora do município é uma maneira importante de divulgar para o máximo de pessoas a Feira do Livro de Passo Fundo, e para isso não há lugar melhor que a capital gaúcha”, explica a presidente da Associação dos Livreiros de Passo Fundo (ALPF), Silvana Rovani.

Entre o bate-papo, coquetel e apresentação da Big Band Comunitária, da Universidade de Passo Fundo (UPF), a presença de uma figura admirada por grande parte dos amantes de literatura destacou-se durante o evento: o escritor e patrono da edição atual da feira, Luis Fernando Veríssimo, autor de livros como “Ed Mort e Outras Histórias” e “O Analista de Bagé”. Para Rovani, a ocasião rendeu um momento único, tanto pela interação com Veríssimo quanto pela oportunidade de divulgar as potencialidades da feira passo-fundense, que acontece de 3 a 12 de novembro, no Bourbon Shopping. “A gente vai ter mais livrarias expondo neste ano, teremos mais atrações, mais exposições, teatros... Tudo vai ser mais. São muitas novidades e estamos preparando tudo com muito carinho. Ainda estamos fechando alguns detalhes, mas por enquanto oito livrarias já estão confirmadas”.

Programação

As atividades comemorativas permanecem em Porto Alegre até o fim de semana. Nesta quinta-feira, às 18h, a Casa de Cultura Mário Quintana será palco para um Pocket Show com a banda Chaise Brothers. Na sexta-feira, às 19h, é a vez de uma exibição do filme Maverick, também na Casa de Cultura. No domingo, no Parque Farroupilha, o Grupo Ritornelo de Teatro leva um pouco de alegria com o espetáculo Faixa de Graça, às 16h. Ainda integrando a programação da “Semana de Passo Fundo em Porto Alegre”, a Jornada Nacional de Literatura de Passo Fundo e a Poética – Quarta da Afetividade se reúnem para levar à capital música e literatura, com o evento “Passo Fundo lê à noite: a Jornada e a Poética”. O evento acontece a partir das 20h deste sábado, no Apolinário Bar, localizado na Rua José do Patrocínio, 527, Cidade Baixa.

“Passo Fundo lê à noite: a Jornada e a Poética” segue o formato das sessões da Poética em Passo Fundo, atividade quinzenal, de conversação sobre literatura, roda de poesia, música e arte, dividida em três partes: na primeira, ocorre uma exposição temática com leituras literárias; na segunda, a roda de poesia, com a participação dos presentes, que dizem textos literários autorais ou de seus poetas selecionados; e, na terceira, a apresentação musical. A abertura da sessão em Porto Alegre será realizada pelos coordenadores da 16ª Jornada Nacional de Literatura, professores Fabiane Verardi Burlamaque e Miguel Rettenmaier, além de um dos coordenadores da Poética, professor Tau Golin. O evento contará com a participação musical de Jei Silvanno, da banda General BoniMores.

Gostou? Compartilhe