Área de instabilidade deixa o tempo chuvoso no final de semana

Para o início da semana está prevista uma queda nas temperaturas e até possibilidade de formação de geada na segunda-feira

Por
· 1 min de leitura
Geada prevista poderá ter intensidade de moderada a fracaGeada prevista poderá ter intensidade de moderada a fraca
Geada prevista poderá ter intensidade de moderada a fraca
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Após uma semana de tempo firme, o ar seco que predominou na região desde a última terça-feira perdeu força desde a sexta-feira. No sábado, uma área de instabilidade chega à região e provoca chuva no decorrer do dia com rajadas de vento de intensidade moderada. No domingo ainda pode chover, mas com menos intensidade e as temperaturas entram em ligeiro declínio. A semana começa com temperaturas baixas e condições para ocorrência de geada.

As informações são do observador meteorológico da Embrapa Trigo/Inmet, Ivegndonei Sampaio. No sábado, além da chuva, a mínima fica em 12ºC e a máxima em 20ºC. No domingo o dia inicia encoberto passando a nublado, com chuva fraca. No entanto, a área de instabilidade deve começar a se afastar. O dia terá máxima de 18ºC, mas as temperaturas entram em declínio e a mínima ocorrerá à noite. “O pessoal novamente terá que tirar os agasalhos mais quentes para começar a semana”, antecipa Sampaio.

Entre a noite de domingo e a segunda-feira, a chegada de um ar frio deixará as condições meteorológicas favoráveis à formação de geada na segunda-feira. “A geada ficará entre moderada a fraca intensidade. Temos a atuação do inverno em julho e agosto que são os meses com as médias mais baixas do ano”, lembra Sampaio. A semana também deverá começar com o registro da temperatura mais baixa do mês, com 3ºC. A máxima na segunda deve ficar em 16ºC.

A partir da terça-feira as temperaturas entram em elevação gradativa novamente e não tem previsão de chuva pelo menos até a próxima quinta-feira. A transição para a primavera começa em breve. A nova estação inicia na tarde do dia 22 de setembro. Neste mês, choveu até o momento 144mm, 77% da média que é de 188mm. “A chuva veio em boa hora e pelo menos até o final do mês, as lavouras não terão problemas com chuvas”, conclui Sampaio.

Gostou? Compartilhe