Passo Fundo na 40ª edição da Expointer

Cabanha Butiá classificou égua Butiá Zagaia para a final do Freio de Ouro que ocorre em 24 de agosto em Esteio

Por
· 1 min de leitura
Muito mais que paixão, os cavalos crioulos já viraram negócio de famíliaMuito mais que paixão, os cavalos crioulos já viraram negócio de família
Muito mais que paixão, os cavalos crioulos já viraram negócio de família
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A final do Freio de Ouro, tradicional competição da Expointer é um dos eventos mais esperados pelos apaixonados por cavalo crioulo. Em Passo Fundo, o evento também é aguardado com ansiedade. Isto, porque há 34 anos seguidos a Cabanha Butiá classifica animais para a final do evento e neste ano, para a 40ª edição da feira, a cabanha conta com um diferencial: a égua Butiá Zagaia.

Segundo Marcelo Bertagnolli, proprietário e administrador da Cabanha, a égua é rápida e tem uma explosão diferente das demais. “Eu atribuo muito isso ao sangue que ela tem, ao pedigree uma consistência muito forte”, comenta. Zagaia é filha de outra égua da Cabanha, o que ajuda a explicar a potência do animal.

Sobre a prova que Zagaia classificou, a credenciadora de Chapecó, em Santa Catarina, Marcelo acredita que foi a segunda prova mais forte do ano e que só perdeu para a prova que classificou os animais para concorrerem ao Bocal de Ouro.

Outro diferencial, segundo Marcelo, é o ginete de Zagaia. “O Raul Lima já é bicampeão do freio de ouro, está na ativa, preparado e tem poucos animais para apresentar na prova, apenas quatro”, diz.

Com isso, a expectativa de Marcelo e da Cabanha é alta. “Eu diria que a Butiá Zagaia está muito bem. Acho bem possível que essa égua consiga subir no pódio esse ano”, diz.

Mais de 40 anos de Expointer

Em 2017, a maior feira agropecuária a céu aberto da América Latina completa 40 edições, o que não significa dizer 40 anos de Expointer. A feira, que ainda não tinha o nome de Expointer teve sua primeira edição realizada em 1901, ainda em Porto Alegre, no Parque Menino Deus e desde essa época é comandada pelo governo estadual. No parque Menino Deus nascia um um embrião do que viria ser ,após 116 anos a Expointer que hoje é mundialmente reconhecida.

Só em 1972 é, de fato, realizada a 1ª edição da Expointer no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, em Esteio, região metropolitana de Porto Alegre. A escolha do local, segundo o governo do estado, deu-se por conta da incapacidade do Parque Menino Deus de receber animais e expositores.

SERVIÇO

ONDE: ESTEIO/RS
LOCAL: PARQUE ESTADUAL DE EXPOSIÇÕES ASSIS BRASIL
DATA: DE 26/08 A 03/09

Gostou? Compartilhe