O acesso à Universidade de Passo Fundo pode se tornar mais ágil nos próximos dois anos. É que o trecho da BR 285, entre os bairros São José e Bela Vista, pode ser duplicado e, mais que isso, receber dois viadutos para desafogar o trânsito. O anúncio foi dado nesta semana pelo superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) do RS, Hiratan Pinheiro da Silva, em reunião com o presidente da Câmara, Patric Cavalcanti (DEM). Conforme o comunicado, o termo de referência já está assinado e concluído para que se possa dar início ao processo de licitação das obras. Com isso, já é possível que o departamento apresente um orçamento de execução do empreendimento - o que deve acontecer dentro de 30 dias, como garantiu Hiratan.
De acordo com o vereador Patric, as obras devem sair do trevo de entrada para o bairro São José e acabar no viaduto do bairro Bela Vista. Até lá, serão construídos cinco trevos e dois viadutos: o primeiro no entroncamento da BR com a RS 135, que vai em direção de Erechim; e o outro no acesso ao Terminal Petrolífero, próximo a UPF. Além disso, também deve ser feitas melhorias na via. O projeto de duplicação não é recente: pelo contrário, tramita no DNIT desde 2012. Antes do último comunicado, o que se sabia era que o termo de referência estava em fase de adequações.
Este documento serve para que não existam problemas legais na elaboração da licitação. Como explicou Patric, o projeto deve estar finalizado até a metade de setembro para que, até o fim do mês, ele seja encaminhado a Brasília para avaliação. “Hoje estamos no mesmo patamar que as obras da Transbrasiliana. O projeto vai chegar no Ministério de Transportes, eles vão dizer que não têm dinheiro e vamos articular para dar seguimento às obras. Vai ser um debate extenso, mas estamos otimistas”, disse o presidente da Casa Legislativa. A partir disso, a expectativa é que dentro de pelo menos dois anos o recurso já esteja liberado para que se dê início às obras. Uma reunião já está agendada, inclusive, com o governo federal, para tratar desta verba.
Nova frente parlamentar é formada
A movimentação resultou na formação de uma frente parlamentar para tratar do assunto. “Vamos formar uma [frente] aqui em Passo Fundo e outra em Porto Alegre, na Assembleia Legislativa para tratar da duplicação. A ideia é unir forças para que dentro de um ano ou dois já tenhamos dinheiro para a obra”, completou Patric. Nesta segunda-feira (4), o deputado estadual Gilberto Capoani deverá protocolar uma solicitação para formação do grupo. Na última terça-feira (29) vereadores, Executivo e empresários se reuniram para retomar o debate sobre o assunto.