IMED desenvolve Projeto Observatório de Educação do Norte Gaúcho

Encontro contou com a participação de escolas de 26 municípios da região

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Com o intuito de aproximar a área de pesquisa com as escolas de educação básica brasileiras, a IMED passou a desenvolver o Projeto Observatório de Educação do Norte Gaúcho.

A iniciativa, que tem como base o programa realizado à nível nacional pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP tem como objetivo estimular o crescimento da produção acadêmica e a formação de recursos humanos pós-graduados, para que sejam apresentados projetos de estudos e pesquisas na área de educação, envolvendo os Programas de pós-­graduação de mestrado e de doutorado das Instituições de Educação Superior (IES).

No encontro, que ocorreu na tarde desta sexta-feira (01/09), foram validados junto aos secretários municipais de educação, gestores municipais e entidades ligadas à educação, indicadores como avaliação institucional e de aprendizagem, indicadores de qualidade de ensino-aprendizagem, indicadores de desempenho dos sistemas de ensino, financiamento da educação, análise do fluxo escolar, entre outros.

Esses indicadores farão parte de um boletim de desempenho, que será divulgado de forma quadrimestral, em que serão medidos o desempenho das escolas em relação aos quesitos monitorados.

O Coordenador do InovaEdu, Dr. Amilton Martins destaca que o intuito do projeto é construir de forma colaborativa o boletim de indicadores, que auxilie a todos os gestores e educadores em suas respectivas cidades a mensurar resultados e cases de sucesso, apontando soluções para problemas comuns dos municípios, buscando a melhoria efetiva da qualidade da educação.
Serão beneficiados com o Observatório da Educação, os 26 municípios participantes do Arranjo de Desenvolvimento da Educação - ADE Norte Gaúcho.
O Observatório da Educação também pretende promover a capacitação de professores e a disseminação de conhecimentos sobre educação, além de fortalecer o diálogo entre a comunidade acadêmica, os gestores das políticas nacionais de educação e os diversos atores envolvidos no processo educacional.

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