Comunidades Quilombolas de Sertão recebem oficinas de alimentação e artesanato

Atividades aconteceram nas comunidades do Quilombolas de Arvinha e Mormaça

Por
· 1 min de leitura
Oficina sobre artesanato incentiva as mulheres a empreenderOficina sobre artesanato incentiva as mulheres a empreender
Oficina sobre artesanato incentiva as mulheres a empreender
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Para dar continuidade ao processo de acompanhamento do Fundo de Solidariedade das comunidades do Quilombolas de Arvinha e Mormaça, ambas em Sertão, que ocorre desde 2011, a Cáritas Arquidiocesana de Passo Fundo, promoveu em agosto duas oficinas voltas às mulheres das localidades.

De acordo com o assessor do projeto de acompanhamento, Franciel Risson Bachi, a oficina sobre artesanato incentiva as mulheres a empreender por meio dos artesanatos aprendidos. “Elas podem ter outra fonte de renda, vender esses produtos nas comunidades, ou até mesmo aqui em Passo Fundo, temos um espaço na Cáritas para isso”, conta. Já a de artesanato, permite um resgate de pratos típicos da cultura negra. “Cerca de 30 mulheres participaram e sempre é muito proveitoso, as oficinas tem o objetivo de desenvolver as comunidades quilombolas que temos aqui na região”, diz.

As oficinas foram feitas em parceria com a Universidade de Passo Fundo, com a Paróquia de Sertão e também tiveram o apoio da Adveniat.

Ainda segundo Franciel, em novembro será feito um encontro com as duas comunidades quilombolas, com o intuito de confraternizar e manter viva a cultura negra. “É o terceiro ano que vamos realizar esse encontro e até mesmo pessoas que não estão morando mais nos quilombos participam, voltam para prestigiar”, finaliza. Neste ano, o encontro será realizado no quilombo de Arvinha.

Gostou? Compartilhe