Setembro Amarelo em Passo Fundo 

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Uma grande articulação institucional vem preparando uma série de ações relacionadas ao Setembro Amarelo no município, com intuito de chamar a atenção para o tema do suicídio. Com promoção da Prefeitura de Passo Fundo, em parceria com Hospital da Cidade, Hospital Psiquátrico Bezerra de Menezes, IMED e UFFS, diversas ações serão realizadas nos bairros e centro da cidade.

Segundo a Secretaria de Saúde, o tema afeta cerca de 30 famílias de Passo Fundo todos os anos, por isso, é um tema que deve receber atenção de todos. 

No dia 10 de setembro, das 14h às 18h, o Parque da Gare receberá atividades abertas para toda a comunidade. O momento intitulado Saúde no Parque terá a distribuição de infirmativos, orientações, dinâmicas de interação, além de apresentações culturais. 

Já no dia 25 de setembro, das 19h às 22h, haverá uma mesa redonda, também aberta a comunidade, no Auditório da IMED. Com moderação da coordenadora de Saúde Mental do município, Talissa Tondo, a mesa com a temática “Suicídio: falar é a melhor solução”,contará com participação do Centro de Valorização da Vida e apresentação de protocolos e tratamento. 

As entidades participantes também desenvolverão atividades, assim como algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). 

Setembro Amarelo em Passo Fundo 

A Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), traz dados importantes sobre o tema. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), quase um milhão de pessoas morrem por suicídio anualmente, o equivalente a uma morte a cada 40 segundos. No Brasil, de acordo com os números do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde, ocorrem, em média, 32 mortes por suicídio/dia. Diversos estudos apontam que aproximadamente 100% das mortes por suicídio estão associadas a um transtorno psiquiátrico. 

Visando contribuir para a redução desses números alarmantes, a campanha Setembro Amarelo busca conscientizar a população acerca da importância da identificação e tratamento corretos das doenças mentais, o que traria um impacto direto na redução das mortes por suicídio.

Mais informações podem ser acessadas no site http://www.abp.org.br/portal/setembro-amarelo/. 

Gostou? Compartilhe