Começou na manhã desta segunda-feira (11) a programação da 2ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) da Prefeitura de Passo Fundo. Descentralizada, a Semana acontece simultaneamente em 20 locais, com o objetivo de atingir o maior número possível de servidores. O primeiro tema apresentado foi a educação ambiental e as melhorias que a mudança de atitudes em cada setor pode acarretar na preservação dos recursos naturais e ainda na agilização dos serviços.
Esta edição, segundo a secretária de Administração, Marlise Lamaison Soares, tem como tema o cuidado com quem cuida da cidade. “São trabalhadas ações preventivas com os servidores para o cuidado com sua saúde e segurança”, comenta. Foi dessa forma que foi planejada toda a programação, que inclui ainda os seguintes temas: saúde integral, acidentes de trabalho, saúde e reconhecimento do processo de trabalho e educação para o trânsito.
Para o vice-prefeito João Pedro Nunes, que esteve na abertura das atividades realizadas no pátio da Prefeitura, é com foco nos servidores que essas ações precisam acontecer. “Nós gestores, prefeito, vice-prefeito, secretários, nos encontramos de passagem por aqui. O servidor é que fica 30, 35 anos no serviço público municipal, por isso merece nosso carinho e nosso respeito. Precisamos cuidar da população de Passo Fundo, mas também temos o dever de cuidar dos que estão ao nosso lado, que são os servidores”, salienta.
A Sipat é promovida pela Secretaria de Administração da Prefeitura de Passo Fundo, por meio do Núcleo de Biometria. “Este ano distribuímos as atividades nos diversos locais, que ocorrem simultaneamente, e as temáticas têm base a partir dos dados que temos na Biometria e no trabalho de campo, que é o que nos mostram a realidade entre os servidores”, explica Mário Junges, psicólogo do Núcleo de Biometria.
As atividades da Sipat seguem até o dia 15 de setembro, sexta-feira.