A Secretaria de Segurança Pública da Prefeitura de Passo Fundo realiza um novo trabalho há cerca de dois meses: a restauração de placas de sinalização de trânsito. Desde então, o destino final de todas as placas substituídas pelo desgaste natural do tempo não é mais o lixo, e sim a reutilização.
O material é lixado e pintado novamente, sendo finalizado com a colocação de uma película própria. As novas placas são utilizadas para qualificar a sinalização em diferente partes da cidade, além de servir como solução para mudanças que necessitam de agilidade, como conta o secretário de Segurança Pública, João Darci Gonçalves. “Não dependemos daquele processo administrativo para compra do material, às vezes, demorado. Ganhamos tempo, o que é muito importante para uma eventual necessidade. Temos a possibilidade de em poucos dias confeccionar essas placas”, observa ele, que ressalta também a economia gerada para o município.
A solução encontrada através da reutilização do material ainda contribui para uma ação mais sustentável. “Esse material não vai mais para o lixo. É uma ação que só beneficia”, finaliza Gonçalves. Até o momento, 120 placas já foram confeccionadas para sinalizar as ruas da cidade, como as ruas Princesa Isabel e Morom, algumas das beneficiadas.
O setor criado na Secretaria de Segurança Pública foi idealizado pelo coordenador de Trânsito, Nelson Feula, com apoio de uma integrante dos agentes de trânsito e uma estagiária do curso de Arquitetura e Urbanismo. No espaço pequeno, todos os materiais estão disponíveis para o servidor Ademilson Rodrigues fazer as novas placas. Duas mesas, tintas, moldes, películas e equipamentos para realizar o serviço são suficientes para realizar todo o trabalho.