Fatoumata quer ampliar intercâmbio com universidade

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Fatoumata iniciou a agenda em Passo Fundo na Universidade de Passo Fundo. Pela manhã, esteve reunida com o reitor, professor José Carlos Carles de Souza. No encontro, eles trataram sobre a possibilidade de inclusão dos senegaleses na universidade.

O reitor disse que a UPF tem realizado ações de pesquisa e extensão junto à comunidade senegalesa e recebe estudantes da etnia em seus cursos técnicos, de graduação e pós-graduação. Disse também que a Universidade vem de um processo intenso de internacionalização, com programas de intercâmbio desenvolvidos em parceria com instituições do exterior e, ao longo dos últimos anos, tem recepcionado os senegaleses. “Recebemos com muita alegria a embaixadora, que reafirmou o propósito do Senegal em estabelecer relações estreitas com a Universidade e com o município, para ver como podemos prosseguir nesta caminhada de oferecer oportunidades de formação aos senegaleses que aqui estão”, disse.

O reitor da UPF evidenciou à embaixadora que, além do aspecto acadêmico que envolve a Universidade, é possível pensar em trocas na área da inovação tecnológica. “Isto é algo que aproxima cada vez mais: os países criando oportunidades – quer seja de trabalho, quer seja de novas tecnologias – naquilo que temos de potencial ou de carência, fazendo uma troca importante”, afirmou.

Para Fatoumata, o Rio Grande do Sul oferece oportunidades de trabalho e isso explica a preferência pela estado. “É importante encontrar os senegaleses integrados no município e na universidade, e é preciso auxiliar para que estejam legalizados e orientar para que cumpram os deveres do país. Além disso, buscamos nos aproximar da universidade para que seja possível ampliar convênios e formalizar a relação com o Senegal para a realização de intercâmbios com instituições senegalesas”, explicou ela. Integrando a comitiva, acompanharam a visita da embaixadora o Cônsul, Maye Diagne; o presidente da Associação de Senegaleses de Passo Fundo, Aliou Tiham; o secretário geral da Associação de Senegaleses de Passo Fundo, Abou Ba; o responsável de Comunicação, Elhadji Assane Niakh; o responsável Social, Elhadji Guedé Ndiaye; e o advogado da Associação de Senegaleses de Passo Fundo, Luiz Alfredo Gallas.

À tarde, a embaixadora, juntamente com integrantes da Associação dos Senegaleses de Passo Fundo, foram recebidos pelo prefeito Luciano Azevedo e a coordenadora da Igualdade Racial, Professora Josenira Ferreira e mais secretários.

“Ficamos felizes com a visita e aproveitamos para apresentar a nossa cidade e também mostrar algumas ações que podem tornar a vida dos imigrantes senegaleses mais tranquila e positiva, pois estão totalmente integrados em nossa comunidade através do trabalho e da troca de experiências culturais e de vida”, destacou Luciano.

Logo após a visita ao prefeito, a embaixadora do Senegal no Brasil participou de atividade aberta no Plenarinho da Câmara de Vereadores.

Gostou? Compartilhe