Jovens recebem capacitação

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A Fazenda Tropeiro Camponez, no distrito do Pulador, em Passo Fundo, foi o cenário para a capacitação sobre Juventude Rural e Sucessão Familiar. O evento reuniu extensionistas dos 40 municípios da região administrativa da Emater/RS-Ascar Passo Fundo e propiciou a troca de experiências e informações sobre o tema. De acordo com a assistente técnica regional da Emater/RS-Ascar, Doriana Gozzi Miotto, os objetivos foram qualificar a ação extensionista para as atividades de Assistência Técnica e Extensão Rural e Social com jovens rurais e suas famílias, oportunizar a troca de experiências entre equipes municipais de ações que estão sendo realizadas na região e aprimorar informações sobre os aspectos legais da transferência de bens no processo de sucessão familiar.

Foram apresentadas experiências com jovens rurais de quatro municípios da região. De Vanini, a extensionista Camila Rigotti apresentou ações de inovação tecnológica voltada à agricultura familiar que estão sendo desenvolvidas no município com a participação de jovens. Já do município de Santo Antônio do Planalto, veio a experiência sobre organização de jovens, por meio do grupo Jovens do Campo e contou com a apresentação da extensionista Sandra Gomes Bianchetti e da jovem Juliana Cardoso.

De Machadinho a extensionista Mara Carpes trouxe a experiência da implantação da política pública municipal Pro-Jovem - Programa Jovem Empreendedor Rural, que já é realidade no município, fruto de um trabalho que iniciou em 2012, com a escola. Já a extensionista Maria Salete Carpes Arsego, apresentou os trabalhos de diversificação das propriedades rurais e com fruticultura e participação dos jovens no município de Paim Filho. A jovem rural de Ciríaco, Dianete Castellani, juntamente com a extensionista Sônia de Oliveira, apresentou a experiência sobre o Conselho Estadual de Juventude, junto com a Pastoral. A advogada Linda Fioravanso, da Unidade de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar falou sobre os aspectos legais da transferência de bens na sucessão familiar.

O gerente regional da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo, Oriberto Adami, destacou a importância do trabalho que é feito junto às famílias, ressaltando a necessidade de abordar o tema sempre atrelado à renda, pois sem ela os jovens não ficam no campo.

1º Seminário Regional de Juventude Rural

Outro assunto tratado na capacitação foi a organização do 1º Seminário Regional de Juventude Rural, que acontecerá no dia 05 de outubro, no Distrito de São Roque, em Passo Fundo. O evento deverá reunir cerca de 800 pessoas da região. Na programação constam palestra com os advogados Vitor Hugo Oltramari e Mateus Rigo longo, sobre o processo da sucessão, apresentação de cases de iniciativas de jovens como agroindústria familiar, organização e políticas públicas e sucessão. O Seminário contará ainda com o show do humorista Badin, que aborda com humor as questões do meio rural. A promoção do 1º Seminário Regional de Juventude Rural é da Emater/RS-Ascar, Prefeitura, distrito de São Roque, com apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais e patrocínio da Lavoro John Deere, Sicredi e Cresol.

Gostou? Compartilhe