A escolha de cada um faz a diferença

Programação teve início ontem e se estende até o final de semana. Objetivo é mostrar que todas as pessoas são responsáveis para um trânsito mais seguro

Por
· 2 min de leitura
Na segunda-feira, o início das atividades da Semana Nacional do Trânsito em Passo Fundo contou com participação de entidades e empresas nas ações desenvolvidas na Avenida BrasilNa segunda-feira, o início das atividades da Semana Nacional do Trânsito em Passo Fundo contou com participação de entidades e empresas nas ações desenvolvidas na Avenida Brasil
Na segunda-feira, o início das atividades da Semana Nacional do Trânsito em Passo Fundo contou com participação de entidades e empresas nas ações desenvolvidas na Avenida Brasil
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Até o dia 25 de setembro é celebrada em todo o país a Semana Nacional do Trânsito. A programação, realizada anualmente, tem como tema para 2017 “Minha escolha faz a diferença no trânsito”. Em Passo Fundo, a programação teve início ontem com o dia de mobilização que reuniu diversas entidades em ações de educação espalhadas pela Avenida Brasil. Outras atividades ainda estão previstas ao longo da semana.

A chefe o Núcleo de Educação para o Trânsito, vinculada à Secretaria Municipal de Segurança, Raquel Rubio explica que as ações de educação para o trânsito acontecem durante todo o ano, mas são intensificadas neste período.  “Temos uma agenda coletiva com os multiplicadores das ações de educação para o trânsito que são pessoas da comunidade e outras instituições que trabalham com trânsito”, inicia.

Para hoje estão previstas atividades organizadas pelo CFC Via Certa e também a abordagem do tema na Tribuna Popular da Câmara de Vereadores. No dia 22, será feita uma mobilização para a adesão ao Dia sem carro.  No dia 23 haverá um passeio ciclístico organizado pelo Programa UniverCidade Educadora juntamente com o grupo Pedala Guria. No dia 24, o encerramento da programação será marcado por uma grande mateada no Parque da Gare.  Serão realizadas diversas atividades de educação, além de demonstração de teste de etilômetro, entre outros.

Referência

Um dos destaques, de acordo com Raquel, foi o convite recebido pelo Núcleo de Educação para o Trânsito para participar da abertura da Semana do Trânsito em Erechim. “Estamos servindo de referência e para nós é motivo de orgulho apresentar o que estamos fazendo”, pontua. Ao longo dos últimos 10 anos, ações de educação para o trânsito são realizadas no município. Entre os resultados positivos está a redução de 76% no número de vítimas em acidentes fatais no perímetro urbano.

Além disso, Raquel destaca que se percebe que mais pessoas estão se envolvendo e entendendo que o trânsito não envolve apenas os motoristas e os veículos, mas todas as pessoas. “A ideia é que possamos ter uma cidade que tenha mobilidade urbana pensada para todos os modais e que a cidade tenha como cerne as pessoas e não mais o veículo. Estamos trabalhando no sentido de que todos fazem parte do trânsito para que todos tenham mais cuidado”, reforça.

Apesar do trabalho de educação já ter 10 anos em Passo Fundo, Raquel destaca que as cidades hoje usadas como referência para a execução das ações demoraram cerca de 20 anos para alcançar alguns objetivos. “Temos certeza que vamos alcançar o objetivo de todos os envolvidos que é o de salvar vidas”, enfatiza. Em parceria com o projeto da UPF UniverCidade Educadora também se busca desenvolver o entendimento de que as pessoas têm o direito à cidade e, com isso, todos os espaços possam ser de educação.

No Estado

No Estado, o Detran/RS está mobilizado para a Semana Nacional de Trânsito. Durante a Semana, a Autarquia irá trabalhar o tema em uma campanha educativa voltada à proteção dos vulneráveis no trânsito. Por meio da Escola Pública de Trânsito (EPT), o Detran/RS capacitou Centros de Formação de Condutores (CFCs) para trabalharem pedagogicamente o tema junto a seus alunos. Hoje, o grupo de trabalho voltado à proteção do ciclista, coordenado pelo Detran/RS, irá realizar nova edição da ação do respeitômetro – régua de 1,5m acoplada à estrutura da bicicleta. O acessório indica a distância mínima que os demais veículos devem manter em relação ao ciclista. No dia 22, órgãos de trânsito de todo o país engajam-se no Mobilização Nacional da Lei Seca. Em todo o Estado, ações de fiscalização serão realizadas pelos agentes da Balada Segura, política pública gaúcha de educação e fiscalização centrada no combate à alcoolemia no trânsito.

Gostou? Compartilhe