As entidades tradicionalistas de Passo Fundo estarão unidas no Desfile Farroupilha e na Mostra da Cultura Gaúcha que, neste ano, ocorrem simultaneamente nesta quarta-feira, 20 de setembro, a partir das 8h30. A decisão coletiva pela união dos eventos teve como objetivo concentrar as homenagens aos 160 anos de Passo Fundo e aos patronos que ajudaram a desenvolver o tradicionalismo no município: Lalau Miranda, Fagundes dos Reis, Osório Porto, Moacir da Moa Fortes, Dom Luiz Felipe de Nadal e Eduardo Muller.
Conforme a coordenadora da 7ª Região Tradicionalista (7ªRT) Gilda Galeazzi, no Estado, o tema escolhido para as comemorações farroupilhas deste ano homenageia os idealistas revolucionários e fazedores de história. Para a programação local, o tema central foi adaptado, homenageando estas personalidades pela sua contribuição ao movimento tradicionalista.
Para realizar a homenagem e contar a histórias destes seis personagens históricos, as entidades tradicionalistas do município foram desafiadas a trabalhar em grupos. Cada um será responsável por contar a história de um dos homenageados. As cavalarias das entidades participarão integradas à Mostra.
Música tema
Além da história contada em desfile, o dia 20 de setembro também vai marcar a apresentação da música tema, especialmente composta e produzida para os festejos farroupilha e em homenagem aos 25 anos de Mostra da Cultura Gaúcha e aos 160 anos de Passo Fundo.
“Em virtude dos 160 anos, para marcar este momento de aniversário, provocamos o Airton Tim, que é o responsável pelo roteiro do desfile da Mostra, que pensasse numa letra”, explica o secretário de Cultura, Pedro Almeida. A partir daí, o tradicionalista deu início à composição que, mais tarde, ganhou a contribuição também do secretário. “Ele começou uma letra e me pediu para que o ajudasse. Aí pensamos em convidar um músico que tivesse a ver com o movimento e então pensamos no Fabiano Lengler, que é uma pessoa com uma história dentro do tradicionalismo, trabalha com invernadas e com entidades há muitos anos, para que fizesse a música”, conta Almeida. Dessa parceria, saiu então letra e música que serão apresentadas pela primeira vez oficialmente, neste Dia do Gaúcho, dentro das atividades da Mostra da Cultura Gaúcha e Desfile Farroupilha. “Fizemos a música e iremos apresentá-la com o intuito de homenagear a Mostra, nestes 25 anos, e a nossa cidade, para que ficasse esse registro em música do evento, como nunca se teve”, destaca o secretário.
Animais
Todos os animais que participarão do desfile deverão estar com as documentações e exames em dia, conforme orientado às entidades tradicionalistas. Além disso, haverá uma equipe técnica responsável por avaliar os animais e garantir que as normas sejam cumpridas. “Cada entidade é responsável pela organização da documentação dos animais que desfilarão”, reforça Gilda.
Para o público que participará do desfile haverá arquibancadas e banheiros à disposição. A entrada é gratuita. A previsão é de que a programação, que se inicia ás 8h30 com o desfile Militar, se encerre por volta das 11h45.
Ordem do Desfile e da Mostra
9h - 25ª Mostra da Cultura Gaúcha
Tema: Passo Fundo 160 Anos ‘‘Valorizando seu Povo e Sua Cultura’’;
1ª Ala - Estanislau de Barros Miranda
CTG Cavaleiros do Mercosul e CTG Lalau
Miranda;
2ª Ala - Joaquim Fagundes dos Reis
CTG Fagundes dos Reis, DT Industrial e DT Simpasso;
3ª Ala - Ala Osório Porto
AT Pedro Ribeiro da Luz, CTG Osório Porto e CTG União Campeira;
4ª Ala - Moacyr da Motta Fortes
CTG Moacyr da Motta Fortes, CTG Cavaleiros do Planalto Médio e CTG Amigos da
Tradição;
5ª Ala - Bispo Dom Luiz Felipe de Nadal
DT Juvenil e CTG Dom Luiz Felipe de Nadal;
6ª Ala - Eduardo Muller
CTG Estância Nova, CTG Tropel de Caudilhos e CTG Eduardo Muller.
Os homenageados
Estanislau de Barros Miranda - gaúcho autêntico, exímio laçador e campeiro, foi o vereador mais jovem do município de Passo Fundo, era filho do herói da Guerra do Paraguai, tenente coronel Francisco de Barros Miranda.
Joaquim Fagundes dos Reis - considerado o “Patriarca de Passo Fundo”, chegou à cidade como Capitão da Guarda Nacional. Em 1930 foi designado Comissário no território de Passo Fundo. Era um homem letrado, por isso foi nomeado Juiz de Paz. Faleceu por aqui, na então Vila do Passo Fundo, em 22 de junho de 1863, com 78 anos de idade. Seu túmulo está localizado à beira da estrada BR 285, km 290.
Osório Porto - natural de André da Rocha, chegou em Passo Fundo, instalou-se nas proximidades da barragem do Rio Jacuí. Era casado com Augusta D'Avila Vieira, juntos tiveram 12 filhos. Faleceu em 1955, com 75 anos de idade.
Moacyr da Motta Fortes - natural de Nonoai, em 1936 sua família muda-se para Passo Fundo onde o mesmo ingressou no Exército Brasileiro, em 1939, no oitavo regimento de infantaria, onde foi promovido a 3º Sgt. Casou-se com Emma Fauth Vargas. Teve várias funções no comércio local e como agropecuarista. Na vida pública, foi subprefeito em Ciríaco e Sertão, distritos de Passo Fundo. Eleito vereador, foi presidente da Câmara de Vereadores de 01/02/1960 até seu falecimento 20/07/1960.
Don Luiz Felipe de Nadal – “O bispo dos gaúchos”, assim Don Luiz era chamado pelos tradicionalistas. Oriundo da Serra Gaúcha, atuou na diocese de Uruguaiana e foi um personagem surpreendente, um homem da igreja inserido no seu tempo. Educador de modo informal, também era radialista, poeta e desportista. Sua vida foi breve, morreu em 1º de julho 1963, com 47 anos de idade, num desastre de avião, quando estava em viagem para Passo Fundo. Algumas homenagens a ele foram materializadas, dentre elas, escolas, nome de rua e CTG.
Eduardo Muller – residente em Passo Fundo, no Bairro Boqueirão, casado com a senhora Neosinda Graeff Muller, com quem teve dois filhos. Criava gado leiteiro e possuía uma pequena olaria, a qual dedicava a maior parte do seu tempo. Decidiu criar um lugar onde todos pudessem se reunir e apreciar um bom churrasco, chimarrão e dançar. Para esse feito, separou um lote de suas terras, reuniu amigos e familiares comunicando sua decisão. Faleceu aos 79 anos, mas antes conseguiu inaugurar o galpão com o primeiro churrasco, realizado o dia 17 de janeiro de 1981.