Dia da Árvore comemorado com plantio de 80 mudas

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Natureza, pássaros e muita sombra. Este foi o cenário da atividade que comemorou o Dia da Árvore na manhã desta quinta-feira (21), na Fazenda da Brigada Militar. A sombra, agradável e convidativa, possível exatamente graças a elas: as árvores, as homenageadas do dia, mas que só estão lá por meio de ações de conscientização ambiental, como a que foi realizada durante a manhã.

Na ação promovida pela Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Passo Fundo em parceria com a Brigada Militar outras 80 mudas de árvores foram plantadas no local por alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom José Gomes. A atividade, além de comemorar o Dia da Árvore, deu sequência ao Programa Uma Crianças, Uma Árvore.

Durante toda a manhã de quinta-feira, estudantes do sétimo ano da escola, que há dois anos vêm participando do programa Patrulheiro Ambiental Mirim, da Brigada Militar, junto com alunos do quarto ano, fizeram os buracos, plantaram, marcaram e regaram as novas mudas. “Essas ações demonstram a preocupação da Brigada Militar com o Meio Ambiente que, além das ações de fiscalização realizada pela Patrulha Ambiental, ainda avança com a formação dessas crianças”, comenta o secretário de Meio Ambiente, Rubens Astolfi.

Na outra ponta, a contribuição da Prefeitura, através do Programa Uma Criança, Uma Árvore que, como o próprio nome diz, realiza o plantio de uma muda de árvore para cada criança nascida no município, que proporcionou esta ação. “É mais que uma homenagem ao Dia da Árvore. Queremos mostrar a importância das árvores para a vida de todos. E com o programa, onde para cada criança que nasce é plantada uma muda de árvore, simbolizamos o cuidado com a natureza e com a nossa cidade”, completa o secretário.

A atividade contou com a presença do vice-prefeito João Pedro Nunes, que se engajou e realizou o plantio de diversas mudas. “Vemos aqui várias coisas muito importantes. Uma delas é a atuação da Brigada Militar na nossa cidade, não só na segurança, mas na preservação ambiental. Outra é o professor que aceita o desafio e sai das quatro paredes da sala de aula e compreende outras formas de ensinar. Tenho certeza de que os alunos que estão aqui hoje, plantando árvores junto com a gente, jamais esquecerão este momento”, destaca.

Homenagens para as árvores

Além de plantar as novas mudas e participar de uma palestra de conscientização ambiental, os estudantes da Dom José Gomes também retribuíram a acolhida com apresentações artísticas. A primeira delas foi a declamação da poesia Festa das Árvores, o que foi feito pelas alunas Carina, Ketlin e Kauane, do sétimo ano. Depois, a turma do quarto ano encenou a história do pássaro Quero-Quero como guardião da natureza.

Gostou? Compartilhe