Atividades movimentaram mais de seis mil pessoas

Durante sete dias, bailarinos de 11 países mostraram a cultura de suas regiões

Por
· 2 min de leitura
Grupos mostraram a cultura de seus países através da dançaGrupos mostraram a cultura de seus países através da dança
Grupos mostraram a cultura de seus países através da dança
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A primeira edição do festival de Dança Patrimonial em pares encerrou no último sábado (23), com um jantar show baile no Clube Comercial. Trazendo a Passo Fundo a cultura de 11 países, o evento inédito na cidade e no Brasil, reuniu casais da América Latina que puderam apresentar durante uma semana danças típicas do folclore de cada região. O festival teve grande público, cerca de 6.330 pessoas entre crianças, jovens e adultos lotaram arquibancadas, praças, ruas e teatros para conferir um pouco da cultura da Argentina, Bolívia, Chile, Equador, El Salvador, Colômbia, Costa Rica, Guatemala, México, Paraguai e Uruguai.

A intensa programação contou com um show público no Parque da Gare com a presença de todos os países, levou os casais bailarinos a todas as 68 escolas da rede municipal de Passo Fundo, numa troca de culturas entre estudantes e dançarinos. Outro show público foi realizado na praça de alimentação do Bella Città Shopping, reunindo centenas de pessoas com um espetáculo no entardecer da última sexta-feira (22).

A região também foi incluída na agenda de apresentações. Os alunos do Colégio Cristo Rei, de Marau, viram de perto o show dos bailarinos e ainda puderam tirar dúvidas e saber curiosidades de cada país, em uma roda de conversa. Na noite do dia 19 de setembro, a cidade de Três Palmeiras recebeu o Danzpare Brasil com um jantar show e apresentação dos 12 países, incluindo o Brasil, no CTG Coxilha das Palmeiras. Já Fortaleza dos Valos, onde a Baillar Centro de Danças nasceu, viu o ginásio da cidade atingir o maior público que um evento já teve. Cerca de 30% do município que tem pouco mais de 4 mil habitantes, lotou o espaço para acompanhar o primeiro evento que levou estrangeiros a comunidade local.

Durante o festival, famílias parceiras da Baillar abriram as portas de casa para receber os 11 casais estrangeiros. Para eles, a sensação é de que agora possuem novos filhos do coração. Ao final do evento, todos compartilharam o sentimento de gratidão entre casais e famílias.

O Danzpare que surgiu na Costa Rica, em 2010, com o objetivo de divulgar a cultura dos povos por meio da dança e da música, veio para ficar. A ideia dos coordenadores, Mario e Raquel Pereira é realizar o evento a cada dois anos, nos intervalos do tradicional Festival de Folclore de Passo Fundo. Para Raquel, a única palavra que descreve esse momento de fechamento do festival é “agradecimento”. Ela destaca que se não fosse a ajuda das 45 pessoas que formaram a equipe de trabalho entre coordenação, guias e famílias hospedeiras, o evento não teria dado tão certo. “Foi com a ajuda de cada pessoa que se mobilizou que nós podemos fazer o Danzpare sair do papel”, finaliza.

A cobertura completa do festival pode ser conferida pelo site www.danzpare.baillar.com ou ainda na página oficial do evento no facebook: Danzpare Brasil – Baillar. 

Gostou? Compartilhe