Adequando instalações físicas

Piso tátil garante independência e segurança de deficientes visuais na Câmara de Vereadores

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

 

A Câmara de Vereadores está recebendo adequações para que todos os passo-fundenses participem da sua rotina. Na segunda-feira (26), começaram a ser implementadas nos corredores as placas adesivas que garantirão a independência e a segurança das pessoas com deficiência visual. As mudanças no piso, que objetivam ampliar a acessibilidade, devem ser concluídas ainda na semana que vem.


A implementação do piso tátil seguiu os apontamentos de um estudo do Escritório Escola de Engenharia Civil da Universidade de Passo Fundo (UPF) que elencou as principais necessidades estruturais da Câmara de Vereadores. No início do ano, o presidente do Legislativo, Patric Cavalcanti (DEM), esteve reunido com o administrador da Casa, Ivaldo Sgarbossa, para debater as possibilidades financeiras de adequação do prédio de modo a assegurar a democratização do espaço “A Câmara, que é de onde partem solicitações ao Executivo e aos diversos setores da cidade, deve ser um exemplo. Essas mudanças são para a segurança e o bem-estar de todos os cidadãos”, disse.


As modificações são feitas por uma empresa que venceu a licitação e seguem padronizações das Normas Brasileiras Regulamentadoras (NBR). Foram implantadas, tanto no térreo quanto no primeiro pavimento, as placas adesivas que formam o piso direcional e o de alerta, que sinalizarão os trajetos e as situações de risco.


Em uma segunda etapa, será realizada a colocação das placas indicativas táteis em braile e texto em relevo para localização dos gabinetes, banheiros e demais espaços e, posteriormente, a adaptação da rampa de acesso. Além disso, ainda será realizado um estudo para averiguar os ajustes essenciais aos demais locais da Casa, como o Plenário e o
Plenarinho.

Gostou? Compartilhe