Passo Fundo inicia V Conferência Nacional Infantojuvenil

Cerca de 60 escolas devem participar da mobilização e elaborar projetos a partir do tema proposto ?EURoeCuidar do Brasil Cuidando das Águas?EUR?

Por
· 2 min de leitura
Mobilização das escolas acontece até o dia 27 de novembroMobilização das escolas acontece até o dia 27 de novembro
Mobilização das escolas acontece até o dia 27 de novembro
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

 

Com o tema “Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas”, Passo Fundo iniciou ontem a participação na V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA). Até o dia 27 de novembro, alunos do sexto ao nono ano de cerca de 60 escolas discutirão o tema e desenvolverão propostas de projetos a serem desenvolvidos. As escolas participantes terão até o dia 30 de novembro para registrar as propostas no site do Ministério da Educação.
Conforme Ademar Marques, da Agenda 21 local, a conferência nas escolas consiste em um momento sociopedagógico para se discutir o tema escolhido para esta edição. “Passo Fundo tem uma particularidade por ser conhecida como berço das águas, pois quatro importantes bacias hidrográficas estão na região. A nossa característica hidrológica é muito rica e importante para o desenvolvimento”, enfatiza. Os projetos das escolas serão apresentados na Conferência Municipal e, posteriormente, levados às conferências Estadual e Nacional.
A V CNIJMA tem como tema: “Vamos Cuidar do Brasil Cuidando das Águas” que aborda a dimensão social e política da questão da água como um recurso finito para os diálogos realizados nas escolas e comunidades, por meio de uma construção coletiva de conhecimentos na busca de soluções para os problemas socioambientais, respeitando e valorizando a opinião e o protagonismo juvenil.


CNIJMA
A Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) é um processo dinâmico de diálogos e encontros voltado para o fortalecimento da cidadania ambiental nas escolas e comunidades a partir de uma educação crítica, participativa, democrática e transformadora. Ela tem como objetivo mobilizar a comunidade escolar para realizar processos educativos sobre a dimensão socioambiental, com vistas a fortalecer a educação ambiental na educação básica e propiciar atitude responsável e comprometida com as questões locais e globais, por meio da participação social e de processos voltados para a melhoria da relação ensino-aprendizagem, considerando a educação integral para a sustentabilidade e o respeito à diversidade.
Para realizar a conferência, as escolas são orientadas por uma sugestão de roteiro constante no Regulamento Nacional e cartilha disponibilizada pelo MEC, que consiste em constituir uma Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola (COM-Vida) para acompanhar a educação ambiental na escola e realizar a Conferência. Além disso, realiza estudos do tema e produz um diagnóstico socioambiental da escola visando reunir dados e informações para conhecer e compreender a realidade local. Também mobiliza a comunidade escolar e elabora de forma participativa um projeto de ação, destacando as ações prioritárias para resolver problemas de curto, médio e longo prazo.


Envolvidos
Em Passo Fundo, diversas entidades estão envolvidas na realização da Conferência, entre elas as secretarias municipais do Meio Ambiente e de Educação, Coordenadoria Regional de Educação, Gesp, Agenda 21 Local, Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Passo Fundo, Articulação das Escolas Particulares, Assembleia Permanente pela Preservação Ambiental, Ministério Público, Conselho Municipal de Educação, Fórum Municipal de Educação, Coordenadoria da Juventude e 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar.


Gostou? Compartilhe