Dois mil adultos e 20 mil crianças são esperados a partir de segunda-feira, 2 de outubro, quando iniciam a 16ª Jornada Nacional de Literatura e a 8ª Jornadinha Nacional de Literatura, em Passo Fundo/RS. Na programação, que se estende até a sexta-feira, 6 de outubro, estão conferências, seminários, oficinas, espetáculos, além de atividades paralelas como exposições, apresentações artísticas, feira do livro, sessões de autógrafos e shows, que acontecem no Portal das Linguagens da Universidade de Passo Fundo (UPF), e ações de jornalização que acontecerão na cidade por meio do “Projeto transversais: rotas leitoras”, o “Livros na mesa: leituras boêmias” e o “Caminho das artes”.
Sem um tema único, em sua 16ª edição, a Jornada discutirá a literatura e seu envolvimento com diversas linguagens e temáticas, como imagem, medos, igualdade de gênero e a tradição literária. Entre os escritores convidados, estão Affonso Romano de Sant’Anna, Bráulio Tavares, Cintia Moscovich, Conceição Evaristo, Federido Andahazi, Julián Fuks, Marina Colasanti, Mario Corso, Michel Laub, Nádia Battella Gotlib, Pedro Gabriel, Rafael Coutinho, Roger Mello e Zeca Camargo.
A abertura da Jornada acontece no dia 2 de outubro, a partir das 19h30min, no Espaço Suassuna (grande lona). A sessão solene contará com o pronunciamento de autoridades e, em seguida, acontecerá o espetáculo de abertura com a Cia da Cidade. O espetáculo denominado “Jornada de livros e sonhos” tem o roteiro baseado nos escritores homenageados: Moacyr Scliar, Ariano Suassuna, Carlos Drummond de Andrade e Clarice Lispector. O espetáculo promete ser um dos mais grandiosos da história das Jornadas Literárias, com a participação de 130 artistas do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, além de 35 técnicos e um figurino com mais de 500 peças. A programação também abrange a divulgação do vencedor do 14º Concurso Nacional de Contos Josué Guimarães e o anúncio dos finalistas do Prêmio Literário Cidade de Passo Fundo.
8ª Jornadinha Nacional de Literatura
Já para a 8ª Jornadinha Nacional de Literatura, serão 20 mil participantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, que, durante os turnos da manhã e da tarde, conversarão com os escritores e participarão de diversas atividades em espaços pensados para eles em um sistema de rodízio. A programação desta edição prevê a participação de autores premiados como Daniel Kondo, Lúcia Hiratsuka e Jean-Claude Alphen, além de nomes como Alexandre de Castro Gomes, Edson Gabriel Garcia, Eliandro Rocha, Felipe Castilho, Heloisa Prieto, Luiz Antônio Aguiar, Márcia Leite, o angolano Ondjaki, Pablo Morenno, Pedro Duarte, Renata Tufano, Renata Ventura, Rosana Rios e Selma Maria.
A programação também contará com o Slam de Ilustração, entre os dias 5 e 6 de outubro, com os ilustradores Daniel Kondo, Ivan Zigg, Jean-Claude Alphen, Mariana Massarani e Roger Mello e com coordenação de Volnei Canônica. A atividade é uma espécie de “batalha” entre os ilustradores e envolverá todo o público, que será dividido em equipes.
A programação completa está disponível no site da Jornada (www.upf.br/16jornada). Informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (54) 3316-8368.
Impressão de crachás
O público inscrito na 16ª Jornada Nacional de Literatura, assim como as escolas inscritas na 8ª Jornadinha, poderão realizar a impressão das credenciais de participação. A medida tem o objetivo de evitar filas e agilizar a entrega do material da 16ª Jornada, que será feita no primeiro dia da movimentação literária, após a leitura da credencial, nas catracas. No caso da Jornadinha, a entrega das mochilas e dos materiais aos inscritos será feita no dia programado para participação da escola, após a leitura da credencial.