O Espaço Drummond

Mais de mil crianças já passaram pelo estande da Prefeitura

Por
· 1 min de leitura
Números, livros e fotosNúmeros, livros e fotos
Números, livros e fotos
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

 A Prefeitura de Passo Fundo, realizadora das Jornadas Literárias com a Universidade de Passo Fundo (UPF), conta com um estande temático no Espaço Drummond da 16ª Jornada e 8ª Jornadinha Nacional de Literatura para receber os alunos das escolas municipais e toda a comunidade. A imagem de crianças lendo em uma das Estações de Leitura, realizadas em cinco edições nas escolas municipais como uma atividade para “jornalizar” a cidade, mostra o objetivo do espaço: ser um local de reconhecimento para a leitura. A eco sala, originalmente composta com livros que balançam em árvores e banquinhos para sentar e apreciar uma boa leitura, foi adaptada ao espaço, que conta ainda com xadrez gigante, livros em mesas com formato de piano ou paleta de pintura, trilhas, pintura, desenho e diversos jogos.

Lendo cada linha
Para a aluna da Escola Municipal de Ensino Fundamental Daniel Dipp, Janaíne Dalagñol Ferreira, de 13 anos, o estande é um espaço de reconhecimento. “Estou achando bem interessante, aqui tem números, os livros pendurados e fotos da nossa escola. Muito legal”, afirmou. Ela ainda conta sua leitura sobre a Jornadinha. “A leitura ensina a gente a vivenciar coisas novas e aprender não só vivenciando, mas lendo cada linha, cada parágrafo. Aqui na Jornadinha o autor que mais quero conhecer é o Pablo Morenno, porque ele expressa bastante o que sente. Cada palavra e coisa que aprendemos inspira a ler mais”, destacou.

Interagir

Segundo o secretário de Educação, Edemilson Brandão, o estande da Prefeitura é um dos mais visitados, recebendo mais de mil crianças desde o início da Jornada. “O espaço foi feito pensando principalmente nos alunos das escolas municipais, que reconhecem aqui atividades já realizadas nas Estações de Leitura e nas escolas”, disse ele. Toda a comunidade e alunos de outras escolas são recebidos no estande para interagir com o espaço lúdico e de leitura. A coordenadora do Núcleo do Livro e de Leitura da Secretaria de Educação, Suzana Einloft, fala da recepção das crianças. “Este espaço lúdico foi criado para que as criança possam ter interatividade, ler, desenhar, escrever, pintar, jogar. Um convite para fazer a atividade que mais agrada”, finaliza.

Espaço
Quem passar pela Jornada está convidado a conferir o estande da Prefeitura, localizado no Espaço Drummond, composto por livrarias e setores da imprensa, ambiente de sessões de autógrafos e estandes de patrocinadores, em um complexo que homenageia o poeta falecido em 1987, três décadas antes do ano de edição da Jornada de 2017. A frente do complexo, com acesso aos demais ambientes, será chamada de Passo Itabira (alusão a Passo Fundo e à cidade de nascimento de Drummond). 

Gostou? Compartilhe