Tecidos inteligentes ganham espaço

Proteção contra raios solares, microorganismos, líquidos e até repelente de mosquitos transmissores de doenças são características de tecidos modernos que começam a aumentar no mercado

Por
· 2 min de leitura
Uma das novidades é o tecido que repele mosquitosUma das novidades é o tecido que repele mosquitos
Uma das novidades é o tecido que repele mosquitos
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Estar protegido contra os raios do sol, microorganismos e mosquitos que transmitem doenças é uma preocupação diária das pessoas. Na correria do dia-a-dia não é difícil esquecer-se de passar protetor solar ou repelente, por exemplo. Mas e se tudo isso pudesse ser feito pela sua roupa? É exatamente isso que propõe uma série de tecidos tecnológicos que começam a ganhar espaço no mercado e no dia-a-dia das pessoas.

Evandro Silva é coordenador comercial de uma das marcas de tecidos tecnológicos que pode ser encontrada no Estado. Ele explica que a utilização destes materiais, especialmente em uniformes profissionais, está crescendo. “As pessoas, hoje, estão se preocupando mais com isso. É uma tendência mundial. Editoriais de moda já utilizam tecidos inteligentes”, pontua.

Repelente de mosquito

Um dos materiais oferecidos pela empresa é um tecido que repele mosquitos e alguns outros insetos. Silva explica que o tecido funciona através de um princípio ativo chamado permetrina, o mesmo encontrado em repelentes de uso doméstico comuns. “Esse produto foi desenvolvido na Alemanha e tem três formas de ação: a primeira é o efeito repelente, que o mosquito não vai se aproximar. Caso ele pouse na roupa, tem o efeito patas quentes. Ele pousa e a permetrina começa a aquecer as patinhas do mosquito, começa a irritar e ele vai embora. E o terceiro é que se o mosquito permanecer na roupa ela causa um efeito paralisante e ele morre, é o chamado efeito nocaute”, resume.

Esse tipo de tecido tem uma durabilidade de até 50 lavagens domésticas. Após, ele não perde totalmente o efeito, mas já não se garante toda a sua efetividade.

Ação antimicrobiana

Outro tipo de material usado, especialmente por pessoas que atuam na área da saúde, são tecidos que apresentam proteção antimicrobiana. Silva explica que este é um dos mais difundidos e está crescendo a procura. “No fio do tecido tem íons de prata que fazem essa ação antimicrobiana e chega a eliminar 99.9% das bactérias que entram em contato com ele. Esse é um efeito permanente porque o fio já nasce com essa característica e a bactéria não desenvolve resistência”, explica. Esse mesmo material atua como antiodor causado pela proliferação de bactérias e é usado especialmente em jalecos.

Outros efeitos

Os raios solares também causam preocupação das pessoas. Por isso, já existem tecidos que oferecem proteção UVA e UVB. Além disso, há materiais que repelem líquidos e que são utilizados em laboratórios e consultórios, por exemplo. Nesse último caso, após o tingimento da cor é aplicado um acabamento por impregnação. O tecido é mergulhado em um banho contendo o produto fluorquímico, em seguida é passado entre dois cilindros espremedores e depois secos. A polimerização completa o processo, onde o tecido é submetido durante um tempo controlado a uma alta temperatura. É nesta fase que ocorre a fixação do produto nas fibras do tecido. Esse tipo de tecido de repelência também tem durabilidade de cerca de 50 lavagens.

 

 

Gostou? Compartilhe