A conscientização da comunidade e o cuidado em cada residência é fundamental para o combate ao mosquito que transmite Dengue, o vírus Zika e a febre Chikungunya. Os dados do novo Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) em Passo Fundo saíram na última semana: o índice foi de 2,7. Ou seja, representa que a cada 100 casas, 2,7 são positivas quanto a presença do mosquito.
De acordo com a chefe do Núcleo de Vigilância Ambiental em Saúde, Ivânia Silvestrin, a comunidade precisa colaborar para que o combate seja efetivo. “Com este levantamento o município tem um risco médio de epidemia, mas ainda nem chegamos ao verão. O inverno não foi tão rigoroso e, mesmo que o índice tenha diminuído em comparação a abril com 5,5 ficamos em alerta”, disse ela, que ressaltou ainda o trabalho dos agentes com vistoria dos espaços, notificação e multa, caso for necessário.
Como ajudar?
Em hipótese alguma deixar água parada em qualquer parte do imóvel/terreno ou pátio, além de eliminar ambientes que possam servir de criadouros. São em locais com água parada onde se encontra o ambiente propício para depositar ovos e desenvolver as larvas e mosquitos. Outra orientação é que a população permita que os agentes de Combate às Endemias acessem terrenos e residências para fazer a fiscalização.
Limpeza nos cemitérios
Os serviços de limpeza nos cemitérios do município seguem pelas equipes da Secretaria de Transportes e Serviços Gerais da Prefeitura de Passo Fundo. A preparação é para o Dia de Finados, em 2 de novembro, data de muita movimentação nos cemitérios. A ação busca organizar uma melhor infraestrutura para receber a comunidade. Com o trabalho intensificado, são realizados serviços de limpeza, roçada, pintura, instalação de água e colocação de banheiros químicos. “Estamos realizando a conclusão da limpeza dos cemitérios. Também estamos auxiliando com a colocação de banheiros, água e areia para os vasos de flores. É uma forma de a comunidade ter mais estrutura para a data”, ressaltou o secretário da pasta, Cristiam Thans.
Dengue
Buscando a prevenção da dengue, a orientação é que a comunidade colabore para manter os serviços, sobretudo em relação a não deixar água parada, cuidado que elimina possíveis criadouros de mosquito.