Senegaleses preparam celebração religiosa

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

 

Senegaleses de Passo Fundo se reúnem nesta quarta-feira, no salão de eventos do estádio Vermelhão da Serra, para celebrar a Grande Festa de Touba. Considerado o maior evento religiosos dos senegaleses, os festejos acontecem em todo o mundo para homenagear o Grand Magal de Touba.

Este ano, a festa foi marcada para o dia 8 de novembro, que corresponde ao 18º dia do calendário lunar, data da partido do líder Cheikh Ahmadou Bamba Mbacké para o exílio, em 1895. A programação inicia às 7h com café da manhã. A partir das 10h até às 12h, os muçulmanos fazem a leitura do alcorão. No almoço serão servidos pratos típicos do país africano. A cerimônia oficial está marcada para às 16h30. Também haverá palestras e exibição de um documentário.

A festa é organizada pela Associação dos Senegaleses de Passo Fundo. De acordo com o secretário-geral da entidade, Abou Bamba Kara, atualmente existem 240 senegaleses cadastrados na associação. "Esse número já foi acima de 500, mas com a falta de emprego nos últimos anos, muitos trocaram Passo Fundo por capitais de outros estados, principalmente São Paulo e Rio de Janeiro" explica o jovem, de 24 anos, acadêmico do curso de Letras na Universidade de Passo Fundo. A participação em toda programação da celebração religiosa é aberta ao público e totalmente gratuita.

 

Cidade religiosa

Touba foi fundada em 1887 pelo xeque Ahmadou Bamba Khadimou Rassoul. Atualmente é considerada uma das maiores cidades do Senegal, com uma população de 753.315 mil habitantes. Capital da irmandade muçulmana Mouride, também é a única cidade do mundo onde ninguém fuma ou consome bebida alcoolica. Em árabe, Touba significa redenção.

 

 

Gostou? Compartilhe