Começam os encontros da Cidade do Amanhã

Plano Diretor começa a ser apresentado para alunos das escolas públicas e particulares

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A primeira participação foi na Escola Municipal de Ensino Fundamental Wolmar SaltonA primeira participação foi na Escola Municipal de Ensino Fundamental Wolmar Salton
A primeira participação foi na Escola Municipal de Ensino Fundamental Wolmar Salton
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Incluir a participação das crianças no processo de revisão do Plano Diretor de Passo Fundo é o principal objetivo do projeto Cidade do Amanhã, iniciativa da Prefeitura de Passo Fundo executada pela Secretaria de Planejamento e que nesta quarta-feira (8) realizou o primeiro encontro com os alunos. A primeira participação foi na Escola Municipal de Ensino Fundamental Wolmar Salton, onde mais de 100 alunos do terceiro e quarto anos, com idades entre 8 e 10 anos, foram apresentados ao projeto. Nesta primeira etapa, os alunos assistiram a uma explicação sobre o início da colonização e urbanização de Passo Fundo até os tempos atuais, numa palestra com a secretária de Planejamento, Ana Paula Wickert. Em seguida, conheceram temas sobre a preservação do meio ambiente, explanados pelo chefe do Núcleo de Educação Ambiental, Wagner Pacheco. E a tarde de atividades foi finalizada com um teatro sobre segurança no Trânsito, apresentado pelos agentes fiscais da Guarda Municipal. Os próximos encontros serão na Escola de Ensino Fundamental St. Patrick, na Escola Notre Dame Menino Jesus e na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cohab Secchi.
Depois de todas que todas as escolas que se inscreveram para participar do projeto passarem pela primeira fase, começam então os preparativos para a segunda fase. Nesta etapa, em vez de ouvir, os alunos é que irão se expressar, apresentando ideias e sugestões para a revisão do Plano Diretor. A participação cidadã para pensar a cidade deve ser incentivada sempre e começar com um trabalho voltado para as crianças, que desde cedo aprendem a cuidar do lugar onde vivem. A partir disso, o conteúdo desenvolvido pelas crianças fará parte do documento de diagnóstico oficial da revisão do Plano Diretor. A metodologia será baseada na interpretação lúdica da cidade e do bairro, buscando entender a visão da criança sobre seu espaço.
O projeto
O projeto é coordenado pela Secretaria de Planejamento em parceria com as secretarias de Educação, de Segurança e de Meio Ambiente. O objetivo é apresentar os conceitos de planejamento e desenvolver a percepção e leitura do espaço urbano. O resultado dos trabalhos de diagnóstico serão entregues e expostos para conhecimento público em dezembro.

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