Os recenseadores do Censo Agropecuário 2017 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estão enfrentando resistência para conseguir coletar os dados em diversas propriedades. Devido aos recentes episódios de criminalidade ocorridos na área rural da região, muitas pessoas não permitem o acesso dos recenseadores. Preocupado com essa situação, a coordenação do IBGE orienta as famílias rurais para a adequada identificação dos recenseadores, a fim de garantir a continuidade do trabalho e a segurança de quem os recebe.
O IBGE lembra que todos os recenseadores estarão identificados com crachá, colete e boné do IBGE, e também portarão um Dispositivo Móvel de Coleta (DMC) para o registro eletrônico dos dados. No crachá há os dados de identificação do recenseador como o nome completo, matrícula, identidade e validade das informações ali constantes, além da foto do agente de coleta. O crachá conta ainda com um QRcode que permite confirmar os dados diretamente no site do Instituto.
Em caso de dúvidas sobre a identidade dos recenseadores, os informantes poderão consultar a Agência do IBGE em Passo Fundo pelo telefone (54) 3313-2803, o site www.respondendo.ibge.gov.br e ainda pelo telefone 0800-721-8181.
Censo
O objetivo do Censo é mostrar a realidade da produção agropecuária brasileira, algo que não é amplamente realizado há 11 anos, quando ocorreu a última edição da pesquisa. O IBGE realiza outros levantamentos, como a Produção da Pecuária Municipal, a Produção Agrícola Municipal e as Trimestrais da Agropecuária: o Censo, no entanto, é a única que recolhe dados de todos os estabelecimentos produtores, além de servir como subsídio para as outras. Por isso, tem a abrangência de um retrato do campo brasileiro.
Todas as informações prestadas têm o sigilo garantido por lei e os dados são utilizados exclusivamente para fins estatísticos. Para se ter um diagnóstico completo do setor agropecuário, é muito importante que todos os estabelecimentos sejam recenseados. O Censo Agropecuário já está em campo desde 1º de outubro e na última edição, em 2006, recenseou 17.160 estabelecimentos agropecuários na região. O período de coleta do Censo vai até o final do mês de fevereiro de 2018.
Fotos: Divulgação IBGE