?Snfase ao orgânico em mais uma Fresol

Feira que começa hoje vai reunir 80 expositores vindos de 17 municípios diferentes do RS. Ideia principal é incentivar consumo e produção de alimentos orgânicos

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Começa hoje a 17ª edição da Feira Regional da Economia Solidária (Fresol) em Passo Fundo. O evento, que termina no domingo (12), vai contar com 80 expositores distribuídos em 50 estandes no CTG Lalau Miranda. Todos eles, no entanto, têm algo em comum: estão ligados a produção de materiais e alimentos exclusivamente orgânicos. A feira neste ano está relativamente menor que em edições anteriores. Em 2014, por exemplo, foram 120 expositores vindos de 42 municípios diferentes do RS. Neste ano, produtores de 17 cidades gaúchas estão confirmados. Isso, no entanto, não diminui a dimensão do evento. Mesmo que esteja menor proporcionalmente, segue buscando incentivar o consumo de uma alimentação saudável com produtos de origem da economia solidária e agricultura familiar. “A pessoa que vai vir aqui vai encontrar produtos das agroindústrias, artesanato, alimentos ecológicos, confecções e demais produtos da agricultura familiar. Tudo isso com a mesma qualidade dos produtos que você encontra no mercado convencional. A diferença está no fato que, ao adquirir estes produtos na feira, você gera renda para os associados de iniciativas que preservam o meio ambiente e garantem relações sociais e comerciais justas a todas as partes”, disse o coordenador do evento, Ademar Marques.

Novidade: picolé de açaí-juçara
Como costumeiro, a edição segue o projeto Encontro de Sabores. Desta vez, no entanto, com uma novidade: vai ser lançado o picolé feito com açaí. “Mas não é o açaí do norte, que a gente conhece. É o açaí do sul, que vem da Palmeira Juçara - planta nativa da Mata Atlântica que, até pouco tempo, estava ameaçada de extinção. É um picolé nativo do RS”, comentou Ademar. Além disso, picolés de guavirova e butiá - outras frutas nativas da região sul.

 

 

Gostou? Compartilhe