Fresol trouxe novidades para um consumo sustentável

Por
· 1 min de leitura
 Crédito:  Crédito:
Crédito:
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+
A 16ª edição da Feira Regional da Economia Solidária (Fresol), e Mostra da Biodiversidade, realizada neste final de semana, no CTG Lalau Miranda, reuniu aproximadamente 80 expositores, de 19 municípios da região. Durante todo o sábado e domingo, o público teve a oportunidade de conferir a produção artesanal de diversos objetos e de alimentos orgânicos.
 
No setor da alimentação, uma das novidades  foi o picolé de açaí-juçara, mais um produto da Cadeia Solidária das Frutas Nativas do Estado.  A fruta é produzida no litoral norte do Rio Grande do Sul. Segundo o coordenador da Cadeia, Alvir Longhi, a unidade de fabricação dos picolés está instalada em Vacaria e a distribuição na unidade de Passo Fundo. Além do sabor açaí, já são comercializados picolés de araçá, guabiroba, goiaba, jabuticaba e butiá.
 
Outra novidade nesta edição foi a presença de representantes da linha Cativa, de Curitiba, primeira rede de lojas do Brasil especializa em cosméticos com insumos orgânicos certificados. São mais de 100 itens, incluindo desodorante, produtos para a pele, maquiagem, gel dental,  entre outros. “Todos os produtos são retirados da natureza a partir de um extrativismo sustentável. O desodorante, por exemplo, é livre de alumínio. O baton sem chumbo. Neste caso, usamos argila, extratos e óleos. Temos uma linha feita à base de produtos cultivados no Rio Grande do Sul, como a erva-mate e a araucária”, explica o responsável pela representação, João Luiz Weissheimer.
 
Coordenador da Freso, Ademar Marques destacou a diversidade de produtos oferecidos na 16ª edição do evento. “Tivemos 45 estandes com representantes de 19 municípios, oferecendo produtos na cadeia do artesanato, alimentação saudável, frutas nativas, área de cosméticos, reciclagem orgânica. São alternativas para um consumo sustentável. Nossa avaliação é muito positiva. Mesmo com a crise, as pessoas não deixaram de produzir” avalia.    
Gostou? Compartilhe