Finalista do Prêmio de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, o projeto de extensão da Faculdade de Direito da Universidade de Passo Fundo (FD/UPF) Projur Mulher e Diversidade atende à comunidade desde 2004. Na manhã desta segunda-feira (13/11), a equipe apresentou o vídeo institucional do projeto e fez uma homenagem à atriz Mara Cavalheiro, que atuou de forma voluntária para a produção do material.
O encontro contou com a presença da vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin; do diretor da FD, professor Dr. Rogerio da Silva; da coordenadora do curso de Direito, professora Me. Maira Tonial; da coordenadora do Projur Mulher e Diversidade, professora Dra. Josiane Petry Faria; e da coordenadora de Extensão da Faculdade, professora Me. Jaqueline Morandini, além de alunos e professores da Unidade.
Para a vice-reitora, o momento é de agradecimento pelo trabalho desenvolvido pela equipe e pelo empenho daqueles que são chamados a contribuir. “A emoção do vídeo já diz muito do que sentimos nesse momento. É uma alegria imensa vermos um projeto dessa magnitude sendo apresentado e desenvolvido pela nossa Instituição com tantas mãos. Trabalhar o tema da violência, em especial a violência intrafamiliar, não é fácil. Para enfrentar esses desafios, é necessário coragem, e isso é muito bem conduzido pela coordenação do projeto”, destacou.
A professora Josiane explica que a produção do vídeo foi necessária pela participação do Projeto no Prêmio de Responsabilidade Social. Segundo ela, nessas oportunidades é que se consolidam parcerias e se constroem amizades. “Num prazo muito curto, precisamos elaborar e construir esse vídeo e a Mara nos atendeu prontamente. A ideia era fazer um vídeo impactante e que pudéssemos utilizar em nossas ações, fazendo um convite para que a sociedade participe também desse trabalho. Por isso, fizemos essa homenagem à Mara, valorizando esse carinho, e, em nome dela, todos que também dedicaram e dedicam seu tempo para que o Projur continue crescendo”, ressaltou, agradecendo também à equipe da UPFTV que produziu e editou o material.
Mara Cavalheiro destacou a importância do projeto e agradeceu a lembrança e a homenagem. “Como artista, negra e mulher, entendo que as ações para acabar com qualquer tipo de preconceito e violência são fundamentais. Estou agradecida pela homenagem e feliz por poder participar desse projeto”, pontuou.
O vídeo pode ser conferido neste endereço: https://www.youtube.com/watch?v=eFwrK-mKA-0