Mais de 250 alunos de escolas dos municípios de Carazinho, Coxilha, Lagoa Vermelha, Marau, Passo Fundo, Sananduva e Tapejara se formaram no último sábado (11 de novembro) pelo Projeto Letramento em Programação. O evento oficial, chamado de TechOscar, marcou o encerramento do trabalho realizado em 2017 pela iniciativa.
Durante o encontro, que aconteceu no Auditório da Escola Menino Jesus, os jovens puderam apresentar seus projetos finais para pais, professores e convidados, nos laboratórios da IMED e, ao final das atividades, receberam o certificado de participação e medalha. "O Tech Oscar, evento de formatura do Letramento em Programação, fez mais de 600 corações vibrarem de alegria ao perceberem que a educação pode e deve ser relevante, contextualizada e engajadora. O programa não trata de tecnologia, mas sim faz seu uso com objetivo de desenvolver habilidades do cidadão do século XXI, como criatividade, comunicação, colaboração e capacidade de resolver problemas reais, causando impactos comportamentais para toda a vida, seja dos estudantes e suas famílias, seus professores e escola e, por consequência, a sociedade como um todo", explica o coordenador do curso de Ciência da Computação da IMED, e um dos coordenadores do projeto, Amilton Martins.
O Letramento em Programação, cujo intuito é formar educadores de diferentes áreas do conhecimento para promover a prática da Programação em escolas públicas do país, é uma iniciativa do Instituto Ayrton Senna em parceria com a IMED. Em 2017, as atividades aconteceram em sete municípios, atingindo cerca de 300 alunos de 22 escolas municipais dos módulos I e II, respectivamente 6º e 7º anos do Fundamental.
Em 2018, a expectativa da parceria é consolidar o Letramento nos municípios parceiros e atrair mais municípios para a parceria, apoiando a formação de um polo educacional de vanguarda na região, sendo referência nacional na prática da Programação de Computadores na Educação Básica, seguindo tendências mundiais com esse objetivo. Informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected]