Passo Fundo apresenta experiência para a Capital

O encontro aconteceu nessa semana entre outras atividades que comemoram o Dia do Arquiteto e Urbanista

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Como seria a escola ideal para uma criança? Foi pensando nisso que a Secretaria de Educação da Prefeitura de Passo Fundo buscou inovação para o mobiliário das escolas: mesas em formato de piano e paleta de cores, módulos coloridos, reaproveitamento de materiais como o policarbonato para fechar áreas abertas, um trem para cobrir uma caixa de areia. Com muita criatividade, os espaços se tornam cada vez mais lúdicos e intuitivos. Com essa experiência, o município foi convidado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS) para ministrar um workshop de mobiliário escolar em Porto Alegre. 

O encontro aconteceu nessa semana entre outras atividades que comemoram o Dia do Arquiteto e Urbanista, celebrado nesta sexta-feira (15). A iniciativa do CAU/RS é mostrar que o estímulo ao uso da cidade transforma lugares, coloca as pessoas em primeiro plano e traz segurança e bem-estar. Assim, ações como esta podem transformar a realidade das cidades e das escolas.

“A ideia é que a contrapartida social mobilize arquitetos do Estado para que parcerias sejam feitas com base no projeto que vem sendo feito aqui em Passo Fundo”, explicou o secretário de Educação, Edemilson Brandão, que conta com o trabalho do acadêmico do curso de Arquitetura e Urbanismo e estagiário da Secretaria de Educação, Cristiano Triches, para dar vida às criações e desenvolver projetos de mobiliários e intervenções nas escolas. 

Na capital gaúcha, a Escola Estadual de 1º Grau Professora Leopolda Barnewitz, localizada na Rua João Alfredo, na Cidade Baixa, foi a primeira a ser beneficiada com a replicabilidade do projeto desenvolvido em Passo Fundo. “Na escola muitas intervenções contaram com a ajuda dos próprios alunos, é um momento de integração e que traz o pertencimento para os alunos”, ressaltou Edemilson. 

Em Passo Fundo, a ideia de inovar no mobiliário escolar é desenvolvido principalmente no Programa Minha Escola de Cara Nova, que tem o objetivo de revitalizar e melhorar o ambiente escolar, assim como nas novas escolas entregues pela administração municipal como a Escola Padre Alcides Guareschi, inspirada em lugares como Caminito (Buenos Aires, Argentina), Rocinha (Rio de Janeiro/RJ), Pelourinho (Salvador/BA) e Burano (Lagoa de Veneza, Itália). 

Gostou? Compartilhe