Janeiro marcado pela chuva acima da média

Previsão é de chuva e áreas de instabilidade até domingo. Defesa Civil emitiu alerta para risco de temporal na região de Passo Fundo a partir de hoje (24)

Por
· 1 min de leitura
Acumulado do mês chega a 151 mmAcumulado do mês chega a 151 mm
Acumulado do mês chega a 151 mm
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

As duas últimas semanas de janeiro devem ser marcadas pela presença de chuva e risco de temporal em Passo Fundo e região. A Defesa Civil emitiu alerta para o risco de temporais com granizo, raios e intensas rajadas de vento em várias regiões do Rio Grande do Sul nesta quarta-feira (24). O nível de chuva deve ficar entre 50 e 100 mm/dia e as rajadas de vento entre 60 e 100 km/h. As regiões atingidas devem ser Oeste, Norte, Noroeste, Central, Nordeste e Leste.
Em Passo Fundo a chuva chegou ainda na tarde de ontem (23). Em uma hora choveu 30mm e foi registrada uma queda nas temperaturas de 10°C, conforme informações do observador meteorológico da Embrapa Trigo, Ivegndonei Sampaio. O acumulado de chuva do mês, até às 16h de ontem (23), era de 151mm. Só no fim de semana passado choveu 56 mm, sendo considerada a melhor e mais bem distribuída chuva desde o dia 18 de novembro, quando choveu 60mm.
As chuvas do mês devem superar mais ainda a média histórica de janeiro, que é de 150mm, nos próximos dias. Durante a semana, a previsão é de muita nebulosidade e pouca presença de sol. Áreas de instabilidade devem predominar a região no fim de semana. Hoje (24) o dia fica de parcialmente nublado a nublado, com chuvas esparsas. Mínima de 16°C e máxima de 26°C.
Para amanhã (25), também há possibilidade de pancadas de chuvas em áreas isoladas. Temperaturas não devem variar muito. Na sexta, aumenta a nebulosidade, sujeito a pancadas de chuvas com trovoadas e ventania à tarde e a noite. Mínima de 17°C e máxima de 26°C. No Sábado e no domingo, o tempo fica de nublado a encoberto com pancadas de chuva, trovoada e ventania com rajadas de moderada intensidade. Temperaturas entre os 18°C e os 26°C.


Defesa Civil
O sistema de SMS da Defesa Civil enviou comunicado de alerta aos aparelhos telefônicos cadastrados no serviço. Qualquer situação de risco deve ser informada no telefone de emergência 199.

Gostou? Compartilhe