A Rede de Educação Notre Dame, por meio da Associação de Pais e Mestres (APM), adquiriu cerca de 800 novos livros, que passam a compor os acervos das Bibliotecas Geral e Infantil. A maioria deles são obras interativas, destinadas aos pequenos estudantes matriculados na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I.
Com o objetivo de ser um elo entre a comunidade educativa e os livros, a Rede de Educação desenvolve há seis anos o Projeto de Leitura, que consiste na leitura periódica de livros e na socialização da narrativa, de acordo com a faixa etária dos participantes. O projeto é realizado pelos estudantes, educadores e pelos pais de educandos.
O investimento na melhora do acervo se dá porque na instituição de ensino a literatura e o contato com diferentes histórias fazem parte do eixo norteador da prática pedagógica, especialmente nos primeiros anos da vida escolar, quando as crianças desenvolvem seu imaginário, conforme destaca a coordenadora pedagógica da Educação Infantil, Márcia Scortegagna. “A criança desenvolve sua capacidade de imaginação já nos primeiros anos de vida, por isso os livros são ferramentas importantes, que também promovem o desenvolvimento de outras habilidades, como a capacidade de ouvir, de refletir e de criar novas situações”, destaca.
Assim, ao disponibilizar livros atrativos e interativos para as crianças, a instituição de ensino objetiva estimular o gosto pela leitura e contribuir para a formação de leitores aptos a compreender textos diversos e em suportes variados e escritores com habilidade para expressar-se em múltiplas linguagens.
A aquisição dos novos exemplares é, ainda, mais uma ação alusiva aos 95 anos do Colégio Notre Dame e da presença da Congregação das Irmãs de Notre Dame no Brasil, que serão celebrados em junho deste ano. Para celebrar a data, no decorrer do período letivo de 2018, diversas atividades comemorativas devem envolver a comunidade educativa do educandário.