Esgoto a ceu aberto preocupa moradores no Parque do Sol

Incorfomados com a situação, na segunda-feira eles realizaram um protesto

Por
· 1 min de leitura
Água de esgoto passa pela rua e invade terrenos dos moradoresÁgua de esgoto passa pela rua e invade terrenos dos moradores
Água de esgoto passa pela rua e invade terrenos dos moradores
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Moradores do Loteamento Parque do Sol pedem obras de saneamento e asfalto em um trecho, de aproximadamente 500 metros, da rua Carolina Bilhar. Incorfomados com a situação, na segunda-feira eles realizaram um protesto. Utilizando madeiras, galhos de árvores e pneus, bloquearam a passagem de veículos no local por um período de quatro horas. Caso a situação não seja resolvida em breve, promentem uma nova manifestação semelhante. "Vamos fechar novamente, até que seja resolvida" diz um dos moradores.

 

Valmir da Luz, 48 anos, pelo menos 32 deles vivendo no mesmo endereço, afirma que a situação 'chegou num ponto crítico' e aponta para o esgoto a céu aberto. Um problema que, segundo ele, foi provocada pelo entupimento de uma parte da canalização e pela falta de tubulação. A água do esgoto passou a correr pelos terrenos até chegar em uma vertente, ao lado da rua. Sem uma galeria adequada, ela transborta e invade a rua. A situação dificulta o acesso dos moradores até a paradade de ônibus existente ao lado. "Esta água era muito limpa, agora está assim, escura. O cheiro é insuportável. Além disso, está ocasionando a proliferação de insetos e outros bichos. As crianças costumam brincar aqui, um risco para a saúde delas. Na semana passada encontramos uma cobra dentro da casa da minha filha", relata.

 

Ivan Carlos, 38 anos, alega que o problema se agrava nos dias de chuva. Morador do outro lado da rua, ele diz que enchurrada desce pela rua e invade o terreno das casas s. " Quando chove é um terror para nós".

 

Asfalto
Outra reivindicação dos moradores, é o asfaltamento naquele trecho da via por onde trafegam ônibus municipais. Além dos buracos, a poeira e a lama dificultam a passagem de veículos e dos pedestres.


O que diz a prefeitura

De acordo com Cícero Martins, da Secretaria de Obras, , o local já está incluindo na lista de obras realizadas com recursos do PAC. A prefeitura está encaminhando o processo licitatório para contratação da empresa. As obras de drenagem, tubulação e asfalto, devem iniciar até o final do primeiro semestre de 2018. Enquanto isto, a prefeitura fará alguns reparos preventivos na tubulação e limpeza das bocas de lobo.

Gostou? Compartilhe