Banhado da Vergueiro é roteiro para as férias escolares

Entre as atividade desenvolvidas pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente, instalada no Parque, estão, palestras e visitação guiada do projeto Educação Ambiental

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Um espaço em harmonia com a natureza e a diversidade da flora e da fauna e animais. Assim o Parque Ambiental Banhado da Vergueiro é um patrimônio ambiental para a cidade, que passou de uma área abandonada para um espaço de preservação após a recuperação feita pela Prefeitura de Passo Fundo. Algumas das atividades desenvolvidas pela equipe da Secretaria de Meio Ambiente, instalada no Parque, são palestras e visitação guiada do projeto Educação Ambiental. Neste mês de fevereiro, a Escola de Educação Infantil Penélope Charmosa participou das atividades. 

As crianças assistiram a palestra “Cinco Liberdades dos Animais”, que trata sobre o bem-estar animal, apresentando princípios básicos estabelecidos por especialistas como: os animais devem ser livres de medo, estresse, fome e sede, desconforto, dor e doenças, além de ter liberdade para expressar seu comportamento natural. Após a palestra ministrada pela equipe, as crianças visitaram o Parque e conheceram toda a diversidade da fauna e da flora do banhado e do bioma pampa, típico do Rio Grande do Sul.

Segundo o chefe do Núcleo de Educação Ambiental, Wagner Pacheco, o projeto de Educação Ambiental busca sensibilizar a comunidade sobre seu papel diante do meio ambiente e do bem-estar animal. “A ideia é fazer com que todos sejam protetores e agentes de defesa dos animais e é na educação infantil que este trabalho deve começar”, destaca.

O roteiro da Educação Ambiental já recebeu mais de 1.900 alunos para tratar de temas como resíduos sólidos urbanos, bem-estar animal, biomas, biodiversidade e arborização. ,

Como participar?
As visitas podem ser agendadas pelo telefone (54) 3317-2529, com o Núcleo de Educação Ambiental.

Exposição
A Secretaria de Meio Ambiente também recebe a exposição “Fauna e Flora em Perigo”, do Museu Zoobotânico Augusto Ruschi (Muzar). A proposta é a divulgação e o debate sobre as ameaças existentes à biodiversidade regional, as categorias de risco de extinção, as ações para conservação e a importância da preservação dessas espécies.

Gostou? Compartilhe