Bullying em debate durante formação continuada

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Reunidos na sala Multiuso do Educandário, os colaboradores da Escola Notre Dame Menino Jesus vivenciaram um período de Formação Continuada, com base na cartilha sobre a temática do bullying, que será trabalhada ao longo do ano letivo pela Rede de Educação Notre Dame, de modo a conseguir identificar e coibir tais condutas danosas ao psicológico dos educandos.


Isso porque, no Brasil, estima-se que um em cada dez estudantes é vítima dessa prática cotidiana, segundo dados do terceiro volume do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa). Esse levantamento refere-se às práticas de violência física e psicológica, intencionais e repetitivas que caracterizam o termo inglês utilizado para nomear ações que causam sofrimento e acontecem, geralmente, no âmbito escolar.


Tais ações, de acordo com a psicopedagoga Eleandra da Rosa, reflete em diversos aspectos da vida socioeducacional da criança. “Quando o estudante está sendo alvo de agressão, nota-se uma queda no rendimento escolar, na autoestima e dificuldade na interação com os colegas, além de um isolamento repentino”, explica. Além disso, esclarece que apelidos e difamação figuram entre 61% dos casos relatados pelos educandos, mesmo que a descoberta não seja imediata devido ao receio da criança em relatar os casos de perseguição.


Ainda segundo Eleandra, em um cenário onde a tecnologia é incorporada à rotina dos estudantes desde muito cedo, o anonimato e a instantaneidade de publicações em redes sociais abrem precedente para o cyberbullying – agressões virtuais que atingem, principalmente, o psicológico de, aproximadamente, 47% de crianças e jovens, conforme estudo realizado pelo Instituto DQ em parceira com o Fórum Econômico Mundial. “Quanto mais cedo forem percebidos os problemas, mais eficazes serão as medidas adotadas, podendo-se, inclusive, prevenir que o bullying aconteça. ”

Gostou? Compartilhe