O Centro Pop, espaço mantido pela Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Cidadania e Assistência Social (Semcas), que atende pessoas em situação de rua ou que necessitam ajuda temporária, está agora cultivando a sua própria horta. A partir disso, os alimentos que forem produzidos no local serão utilizados nas refeições preparadas e servidas à população que busca o Centro.
A ideia de fazer a horta surgiu no mês de novembro do ano passado, quando na atividade de limpeza e organização do pátio, a área pareceu propícia ao cultivo de legumes e verduras. “Precisávamos manter o pátio limpo e então percebemos que cabia uma horta”, comenta o secretário de Cidadania e Assistência Social, Wilson Lill. Agora, o que antes era um espaço ocioso está sendo cuidado por um integrante do PAC. “E o resultado está aí: um espaço limpo, aprazível e produzindo legumes para uso interno”, destaca o secretário. Ele lembra ainda que esta é apenas a fase inicial, e que a horta ainda deve melhorar muito.
O Centro Pop – Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua atua como um serviço especializado para o acompanhamento e o tratamento de pessoas que se encontram em situação de rua por diversas causas, sendo uma importante ferramenta social de reintegração em sociedade. O Centro Pop funciona durante o dia e oferece café da manhã e lanche da tarde, além de lugar para guardar os pertences, higiene, espaço para confraternização e uma equipe profissional e multidisciplinar que faz diversos encaminhamentos.
Somente no período compreendido entre os meses de janeiro a novembro deste ano o Centro Pop realizou 5.559 atendimentos. No mesmo período foram servidas 4.862 refeições. Para todos estes atendimentos, primeiro é feita a abordagem, que é o trabalho de campo, e então se aceitarem ir até o Centro Pop, são atendidos pela equipe, que conta com assistente social e psicólogo e recebem orientação para construir o processo de saída da situação de rua. Depois desse retorno à convivência em sociedade, continuam sendo acompanhados. Essas pessoas também são apresentadas aos serviços da Política Nacional de Assistência Social, que podem ser acessados através do CadÚnico. Nos casos em que as famílias ainda estão constituídas, e se encontram em situação de vulnerabilidade, também são apresentadas aos benefícios e inseridos no CadÚnico.
Horta cultivada será usada na alimentação dos usuários
· 1 min de leitura